Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Little Richard – The Best of the Specialty Years [1956 a 1959]




Richard Wayne Penniman nasceu em 5 de dezembro de 1932 na cidade de Macon, Georgia, em uma época da história americana em que negros tinham que usar espaços separados dos brancos, de banheiros a assentos em transportes públicos. A Ku Klux Klan, seita segregacionista extremamente radical, ainda existia e fazia vítimas entre negros, ciganos e homossexuais nos Estados Unidos da América (dizem que ainda está na ativa). O clima era de exclusão social e o país da liberdade mantinha uma escravidão velada entre seus próprios habitantes.

Os negros, então, traziam uma bagagem cultural africana que permanecia quase intacta em relação à influência européia. Os sons desenvolvidos nas lavouras do país, de norte a sul, passaram a encantar a elite branca e iniciou-se a formação de um caldeirão cultural que mudaria a história das artes: o rock’n’roll!

Alguns atribuem a origem do rock’n’roll ao branco Bill Halley, outros a Johnnie Johnson e Chuck Berry (a dupla mais quente dos anos 50). Mas ninguém nega que o som foi uma mistura do blues negro com o bluegrass e o country brancos, que sofreu pitadas de todos os estilos possíveis e imagináveis.

Neste cenário surge Little Richard, negro e homossexual, que era um pianista genial que cantava como um louco. Sua voz influenciou John Fogerty, John Lennon, Robert Plant e todos os vocalistas de rock que vieram depois. Seu estilo influenciou até John Bonham (ouça a introdução de Keep a Knockin’ e me diga já não a ouviu em alguma canção do Led). Ele clama para si o título de “o arquiteto do rock’n’roll”. É pouco.




Fogerty bem que tentou essa

Richard começou a sua carreira cedo, em 1945, na cena gospel de New Orleans. Passou a injetar diversos elementos em seu som, em especial o groove do rhythm’n’blues e as melodias do soul e do country. Em 1955 ele estoura nas paradas americanas com a música Tutti Frutti, trazendo um estereótipo vocal que era desconhecido da juventude da época. Algo rouco e sensual, mas, ao mesmo tempo, gritado e enérgico.

Depois do auge nos anos 50, Richard se tornou pastor evangélico, ou reverendo, como chamam os americanos, mas continuou fazendo aquilo que melhor sabe fazer: música. Atualmente, Little Richard anunciou a sua aposentadoria. Disse que não consegue mais fazer o que fazia após os 70 anos de idade. Pena. Nunca tive o privilégio de o ver ao vivo.

O que lhes trago é uma coletânea feita por mim dos seus maiores sucessos dos anos 50, com clássicos retirados dos discos Little Richard (1956), Here’s Little Richard (1957), Little Richard (1958) e The Fabulous Little Richard (1959), da época da gravadora Specialty Records. Existem diversas coletâneas dele por aí, então resolvi repetir a dose do que já existe, na minha ordem de preferência. A capa é do disco Little Richard, de 1958. Algumas músicas já foram postadas pelo Maurício Knevitz, mas aqui, repito, temos uma coletânea.




Isso é rock’n’roll

Coloque sua calça jeans justa e sua jaqueta de couro; passe um gumex ou vaselina no cabelo (gel é proibido). Diga pra sua gata botar um vestidinho rodado e acelere sua lambreta a mil pelo Brasil. Essa é trilha sonora.

Track List

1. Lucille
2. Long Tall Sally
3. Whole Lotta Shakin’ Goin’ On
4. Good Golly Miss Molly
5. Tutti Frutti
6. Rip It Up
7. Keep a Knockin’
8. Short Fat Fanny
9. Ooh My Soul
10. Jenny Jenny
11. The Girl Can Help It
12. I Don’t Know What You Got
13. Money, Money
14. Slippin’ & Sliddin’
15. She’s Got It

Formação básica (diversos outros músicos acrescentaram suas partes no estúdio)

Little Richard (vocais e piano)
Lee Allen (sax tenor)
Alvin "Red" Tyler (sax barítono)
Frank Fields (baixo)
Earl Palmer (bateria)
Edgar Blanchard (guitarra)


Ooh my soul. Um tira da pesada?
Link nos comentários
Link on the comments

Por Zorreiro

6 comentários:

Anônimo disse...

http://www.mediafire.com/?867074fa0rj4n2u

escorts sao paulo disse...

Esse cara era foda!

Igor Miranda disse...

Um dos verdadeiros precursores do Rock n' Roll!

Taliban Sexy Trucker disse...

Verdadeiros e talvez o mais importante na minha opinião entre os vários precursores, fora de série.

Unknown disse...

Esse, o Elvis e o Chuck Berry foram essenciais pro Rock N'Roll! Tá de parabéns, Zorreiro!

Anônimo disse...

thank you!