Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aerosmith - Aerosmith [1973]


Pela própria capa e pela data já se pode ter uma noção da situação. O Aerosmith foi formado em meados de 1970 na cidade de Boston e após muitas apresentações pelo circuito rock n' roll do estado de Massachusetts, finalmente a trupe de Steven Tyler tirou a sorte grande: foram contratados pela grande Columbia Records em 1972 e, em duas semanas, foram obrigados a gravar o disco dessa postagem, lançado em janeiro de 1973.

Por ser uma nova banda, a renda disponibilizada pela gravadora foi bem limitada. A produção não foi lá das melhores e a capa dispensa comentários. Mas toda grande banda pode ser grande banda mesmo com equipamentos de última geração ou com uma gravação fundo-de-quintal - e todos sabemos da magnitude do Aerosmith, então o que se pode esperar de seu debut?

Ao meu ver, sonzeira do início ao fim! Temos aqui um Hard Rock sujo, safado, festeiro e com forte influência do Blues, com todos os instrumentos tocados com exuberância e graciosidade. Vale salientar as guitarras pesadas no limite e solos/riffs fantásticos por conta dos senhores Joe Perry e Brad Whitford, as linhas de baixo muito bem compostas por Tom Hamilton e a bateria destacada, forte e como sempre tocada com muita criatividade por Joey Kramer. Pra fechar o instrumental, instrumentos de sopro como gaita e saxofone comem soltos em algumas músicas, dando mais ainda o toque "bluesy" às canções.

Um destaque: Steven Tyler nos primórdios cantava bem diferente do consagrado timbre de voz que passou a ser notado mais facilmente a partir de "Toys In The Attic" (1975), mas mesmo assim Tyler conseguiu arrebentar, tanto na performance vocal como nas composições, sendo todas de sua autoria (exceto por "Walkin' The Dog", que é um cover de Rufus Thomas). Não é à toa que é considerado por muitos (e por mim também) um dos maiores vocalistas do mundo.

Infelizmente o álbum foi um fiasco em termos comerciais: mesmo atingindo a 21ª posição nas paradas americanas, o disco vendeu pouco e a banda teve que cair na estrada intensamente para compensar as baixas vendas.

Mas isso não indica que o álbum seja ruim pois, assim como muitos discos de estréia, foi reconhecido como clássico anos depois, chegando a ganhar disco de ouro em 1975 e dupla platina (atingiu o status de platina e dupla platina no mesmo dia) em 1986, após o "boom" da parceria com Run D.M.C. em "Walk This Way".

Apesar de um álbum curto, vale destacar as perfeitas "Make It", "Walkin' The Dog", "Mama Kin" e "Dream On" - tendo essas três se consolidado como peças importantes nos repertórios do Aerosmith até a atualidade. Cada segundo do play é válido, caro leitor. Garantia de felicidade!

01. Make It
02. Somebody
03. Dream On
04. One Way Street
05. Mama Kin
06. Write Me
07. Movin' Out
08. Walkin' The Dog

Steven Tyler - vocal, gaita, piano, percussão
Joe Perry - guitarra, backing vocals
Brad Whitford - guitarra
Tom Hamilton - baixo
Joey Kramer - bateria

Participações especiais:
David Woodford - saxofone
Frank Ishebool - acordeão

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

6 comentários:

Anônimo disse...

Aerosmith [1973]
(49,6mb ~ 192kbps)

http://lix.in/-7690da

Unknown disse...

Um álbum que tem Dream On e Mama Kin não é nada menos que imperdível.

Unknown disse...

Aerosmith é bom desde o começo.

Anônimo disse...

Indispensável.

Unknown disse...

Obrigatório, afinal Aero nos 70s só fez coisa boa.

cassio disse...

Indispensável pra qualquer fã de Hard Rock!