Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

terça-feira, 20 de abril de 2010

Megadeth - The System Has Failed [2004]


O Megadeth entrou nos anos 2000 em uma certa crise. Fadados pelo fracasso de "Risk", até hoje odiado pela maioria dos fãs da banda, e por baixas na line-up (o baterista Nick Menza em 1997 e o guitarrista Marty Friedman em 2000), Dave Mustaine e David Ellefson, mais uma vez, surpreenderam o público com o excelente "The World Needs A Hero", contando não só com o renomado Jimmy DeGrasso, gravando seu segundo álbum com a banda, mas com o grande Al Pitrelli, estreante na trupe do Mustaine.

O grupo estava muito bem até que, em abril de 2002, Dave decide acabar com o Megadeth por conta de um sério problema em um nervo de seu braço esquerdo, causado por uma queda de sua cama enquanto dormia no hospital responsável pela retirada de um cálculo renal. Mustaine colidiu seu braço com uma cadeira, causando dano ao nervo radial. O trágico fim da banda foi motivo para brigas pessoais e judiciais entre Dave e seu braço direito, David Ellefson, que acabou não participando da volta.

Felizmente, Dave Mustaine se recuperou e pôde voltar, em maio de 2004, a fazer o que mais ama: Heavy Metal de primeira qualidade. E com certeza o fez no álbum de volta do Megadeth, "The System Has Failed".

De início, este não era pra ser um álbum do Megadeth e sim um disco solo de Mustaine, mas por motivos contratuais com a EMI, foi lançado sob o nome da banda. A line-up responsável pela patifaria foi praticamente composta por músicos de estúdio. Além da presença do baixista Jimmy Sloas (Garth Brooks, Jessica Simpson) e do baterista Vinnie Colaiuta (Frank Zappa, Sting, Jeff Beck, Sandy & Junior [!!!]), tem-se aqui o guitarrista Chris Poland, guitarrista da banda de 1984 a 1987 e responsável pela gravação de "Killing Is My Business... And Business Is Good!" e "Peace Sells... But Who's Buying?".


Mas, caro leitor, não se engane: "The System Has Failed" é impressionantemente pesado, como qualquer outro bom registro do Megadeth. Mesmo tendo músicos de estúdio que não se sabe de muitos trabalhos dentro do metal, todos foram competentes e fizeram um puta álbum. É incrível como Mustiane conseguiu explorar a habilidade dos músicos, assim como é fantástico notar a versatilidade dos envolvidos, desde Poland (guitarrista de jazz desde sua saída do grupo) e Sloas (baixista de country) até por Colaiuta, que já foi de Zappa à Sandy & Junior.

Sobre o som, o que esperar? Previsivelmente o que sempre se deve esperar do Megadeth: grandes riffs, ótimos solos, guitarras cruzadas, baixo forte, bateria pesada, composições excelentes e os vocais característicos de Dave. "The System Has Failed", ao meu ver, funcionou como uma retrospectiva, desde os primórdios até os dias atuais.

Momentos de peso, encontrados nos primeiros plays da banda, se encontram com nuances complexas e arrojadas, encontradas em álbuns da década de 1990, ainda dando espaço para pitadas experimentais (nada discrepante como em "Risk") e formam algo, ao mesmo tempo, heterogêneo e homogêneo. Apesar do intuito de ser um lançamento de carreira solo, até desse jeito Dave Mustaine soa Megadeth - não é a toa que é a "force majeure" da banda, que conseguiu ter a sonoridade honesta com diferentes formações.

Vale, como curiosidade, salientar que Nick Menza voltaria ao grupo para excursionar pela turnê do disco, juntamente do baixista James MacDonough (Iced Earth) e o guitarrista Glen Drover (King Diamond), no entanto não estava, segundo evidências, "fisicamente preparado" para uma turnê. Para o posto, o irmão de Glen, Shawn Drover, foi convocado, permanecendo até hoje com Mustaine e seus comparsas.

Me vejo na obrigação de destacar verdadeiras pérolas como a abertura "Blackmail The Universe", a inicialmente cadenciada e posteriormente pesada "Tears In A Vial", a experimental "Truth Be Told" e a dobradinha pesada "Die Dead Enough" / "Kick The Chair", sendo esta a minha predileta dos 48 minutos de bolacha.

"The System Has Failed" é uma digníssima volta de Dave Mustiane ao mundo da música. Comparado ao que o Metallica fazia na época ("St. Anger"), aqui sim Dave pode encher o peito pra falar que montou uma banda mais pesada que a de seus "miguxos". (risos)

01. Blackmail the Universe
02. Die Dead Enough
03. Kick the Chair
04. The Scorpion
05. Tears in a Vail
06. I Know Jack
07. Back in the Day
08. Something That I’m Not
09. Truth Be Told
10. Of Mice And Men
11. Shadow of Deth
12. My Kingdom

Dave Mustaine - vocal, guitarra
Chris Poland - guitarra
Jimmy Sloas - baixo
Vinnie Colaiuta - bateria, percussão

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

Um comentário:

Anônimo disse...

Megadeth - The System Has Failed [2004]
(66,2mb ~ 192kbps)

http://lix.in/-6b70d0