Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Queen - Innuendo [1991]


Lançado em em fevereiro de 1991, "Innuendo" é o décimo quarto álbum do Queen e, infelizmente, o último, já que o vocalista Freddie Mercury foi dessa para uma melhor cerca de nove meses após o lançamento do play. Freddie, que havia adquirido o vírus HIV em 1987, já não se mostrava bem até nos vídeo-clipes do grupo e, por conta disso, não houve turnê de divulgação para este disco e nem para seus antecessor, "The Miracle", de 1989.

"Innuendo" é um dos discos mais fortes do Queen. Além de agrupar o amadurecimento do grupo durante todos os anos em atividade, marca o fato da banda ter largado de vez as músicas pimposamente dançantes e, consequentemente, o investimento realizado em rock n' roll de melhor qualidade à moda dos lançamentos setentistas, sem batidas sintetizadas ou ritmos ligados ao pop, como vinham fazendo em antecessores como "The Works", "A Kind Of Magic" e "The Miracle".

Já insinuando ser uma despedida da banda (o termo "innuendo" significa "insinuação" em inglês), o disco tem um tom adequadamente melancólico em algumas passagens, como em "The Show Must Go On", "Don't Try So Hard" e "These Are The Days Of Our Lives", porém os 53 minutos de duração do full-length também é tomado várias vezes por momentos costumeiramente felizes, como na divertida "Headlong", na animada "Ride The Wild Wind" e na pauleira "The Hitman".

Versatilidade talvez seja a palavra que melhor defina o Queen em toda a sua carreira, e a maior representação disso não é só a divisão entre momentos felizes e momentos tristes ao longo do álbum, mas pela épica faixa-título, que merece até ser tratada separadamente de tão fantástica e genial.

De um hard épico com fortes batidas, a canção que leva o nome do disco passa para uma nuance completamente inesperada, permeada por violões flaminco tocados por Steve Howe (Yes) e, logo após, um breve momento de psicodeila onde as vozes dos integrantes recitam, em uníssono, algo que, de tão óbvio, é uma verdade incontestável, porém ignorada por muitos no dia-a-dia: "você pode ser qualquer coisa que desejar, somente se converta em algo que sempre imagina ser - seja livre com o seu tempo, seja livre, entregue seu ego, seja livre".


Além das faixas já citadas, sobram menções honrosas para a bem-humorada "I'm Going Slightly Mad" (com um ótimo vídeo-clipe), a semi-balada "I Can't Live With You", a multi-vocal "All God's People", a apreciável "Delilah" e a belíssima "Bijou", onde Brian May e Freddie Mercury mostram um pouco de suas habilidades como guitarrista e vocalista, respectivamente.

A recepção foi boa, como era de se esperar. "Innuendo" permaneceu no primeiro lugar das paradas inglesas por 2 semanas, além de outros países como Itália (3 semanas), Holanda (um mês), Alemanha (um mês e meio) e Suíça (dois meses). Nos Estados Unidos, ultrapassou a marca de um milhão de vendas, número também atingido em terras germânicas. Em termos mundiais, já passou das sete milhões de cópias vendidas pelos quatro cantos do planeta. E como se não bastasse, emplacou 5 singles com êxito em toda a esfera global.

Sem mais delongas, uma das maiores obras-primas do Rock N' Roll, assim como a maioria dos trabalhos realizados pelo Queen. Confira já!

01. Innuendo
02. I'm Going Slightly Mad
03. Headlong
04. I Can't Live With You
05. Don't Try So Hard
06. Ride The Wild Wind
07. All God's People
08. These Are The Days Of Our Lives
09. Delilah
10. The Hitman
11. Bijou
12. The Show Must Go On

Freddie Mercury - vocal, piano, sintetizadores
Brian May - guitarra, violão, backing vocals
John Deacon - baixo, backing vocals
Roger Taylor - bateria, percussão, backing vocals

Músicos adicionais:
Steve Howe (creditado como "Wandering Ministrel")- violão clássico em 1
Mike Moran - piano, sintetizadores e programadores em 7

(Links nos comentários - links at the comments)

by Silver

2 comentários:

Anônimo disse...

Queen - Innuendo [1991]

Link 1 - menor bitrate
(40,8mb ~ 128kbps)
http://www.multiupload.com/L3Q2D0PN6V

Link 2 - maior bitrate
(94,3mb ~ 256kbps)
http://www.multiupload.com/DPZZ28NVLC

Iaago Van Halen disse...

disco incrivel, junto com o Magic, Jazz, Sheer Heart Attack, é um dos discos que faltam pra que eu complete minha coleçao em vinil da banda