Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

domingo, 11 de abril de 2010

Shaman - RituAlive [2003]


Formado no ano de 2000, o Shaman já nasceu clássico e super-estimado, por contar com 3 ex-integrantes de uma das bandas de metal mais conceituadas do Brasil: o Angra. A formação se deu pelo baterista Ricardo Confessori, pelo baixista Luís Mariutti e pelo regente, compositor, arranjador, orquestrador, cantor lírico e popular, multi-instrumentista, letrista e professor de técnica/interpretação vocal (ufa!) Andre Matos. Para completar a formação, o irmão de Luís, Hugo Mariutti, foi convocado para ser o guitarrista.

Nessa postagem, trago-vos o melhor lançamento da banda, até então. O disco de estréia do grupo, "Ritual", já dispensa apresentações por um genuíno disco de Heavy Metal com pitadas melódicas. Mas a reprodução do disco inteiramente ao vivo, contando com participações especiais de Tobias Sammet (Edguy), Marcus Viana (Sagrado Coração da Terra), Andi Deris e Michael Weikath (Helloween), Sascha Paeth (Heaven's Gate, Aina) e George Mouzayek, consolida "RituAlive" não só como uma das maiores peças do Shaman como do metal brasileiro em si, ainda mais por ter sido realizado em pleno início de século XXI, mesmo com o metal já não brilhando mais como antigamente no mundo, e menos ainda em terras tupiniquins.

A gravação de "RituAlive" se deu no dia 5 de abril de 2003, num sábado, na casa de shows Credicard Hall, São Paulo. E, ao ouvir esse magnífico CD que, obviamente, também foi lançado em DVD, concluímos facilmente que era bem melhor que os integrantes continuassem com o projeto do que se separassem para que Confessori reformulasse toda a formação do Shaman e que Andre Matos com os irmãos Mariutti iniciasse uma carreira-solo, com um estilo entediante e excessivamente influenciado pelo metal melódico.

Percebe-se facilmente como os integrantes são competentes nas performances ao vivo, visto que as músicas foram executadas de forma impecável, sem firulas adicionais e improvisos desnecessários e com a energia que um show de metal proporciona ao público. Não era de se esperar menos de um time competente como o do Shaman, mas chega a ser impressionante a competência e a fidelidade que as músicas são executadas, em comparação às versões de estúdio. Andre Matos simplesmente brilha com sua potente voz e virtuosidade, enquanto os irmãos Mariutti dão uma pitada agressiva ao som e Ricardo Confessori proporciona uma percussão incrivelmente bem-trabalhada.

Os destaques são até previsíveis: as maravilhosas For Tomorrow, Here I Am, Ritual, Blind Spell e Fairy Tale; as canções escolhidas do Angra (Carry On e Lisbon); além das faixas que contaram com participações especiais, como Sign Of The Cross, Pride e a clássicas das clássicas, Eagle Fly Free. Infelizmente, músicas fantásticas tocadas nesse show ficaram de fora, como Crazy Me? (Virgo), Inside (Avantasia) e a inusitada Breaking The Law (Judas Priest) com todos os músicos juntos. Mas afirmo com segurança que, juntamente de "Rebirth World Tour" do Angra e "Maniacs In Japan" do Viper, "RituAlive" é uma das melhores gravações ao vivo do metal brasileiro!

NOTA: a Combe do Iommi ® recomenda a visita de todos ao blog oficial do Ricardo Confessori!

01. Ancient Winds
02. Here I Am
03. Distand Thunder
04. For Tomorrow
05. Time Will Come
06. Lisbon (Bonustrack)
07. Hugo Mariutti Guitar Solo
08. Ricardo Confessori Drum Solo
09. Over Your Head
10. Andre Matos Piano Solo
11. Fairy Tale
12. Blind Spell
13. Ritual
14. Sign Of The Cross
15. Pride
16. Eagle Fly Free
17. Carry On (Bonustrack)

Andre Matos - vocal, piano e teclado
Hugo Mariutti - guitarra, backing-vocals
Luis Mariutti - baixo, backing-vocals
Ricardo Confessori - bateria
Fábio Ribeiro - teclado

Músicos adicionais:
Tobias Sammet - vocal em 14 e 15
Sascha Paeth - vocal em 14 e 15
Marcus Viana - violino em 9 e 11
George Mouzaiek - derbak em 9
Andi Deris - vocal em 16
Michael Weikath - guitarra em 16

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

3 comentários:

Anônimo disse...

Shaman - RituAlive [2003]

http://rapidshare.com/files/209227811/S-RA.zip

jantchc disse...

não sabia q tinham musicas desse show q ficaram de fora do dvd..

será q qalgum dia veremos uma redição do cd com estas faixas como bonus??

de qq jeito este cd é muito bom..

valeu..

Jp disse...

meu, lembro de eu guardando troco de padaria pra juntar 40 reais pra comprar o dvd do show, haha