Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tesla - Five Man Acoustical Jam [1990]


Até o lançamento do álbum que trago-vos nessa postagem, o Tesla era frequentemente associado à cena Hair/Glam Metal, mesmo não apresentando som semelhante. Mas com "Five Man Acoustical Jam", a fabulosa banda de Sacramento atingiu outro patamar.

Durante uma turnê com o Mötley Crüe em divulgação ao "The Great Radio Controversy", os integrantes do Tesla, em intervalos entre datas a serem cumpridas, se apresentavam em pequenos pubs e clubes em formato acústico. Além de divulgarem suas canções (que já não precisavam muito disso, pois a banda era sucesso nacional), os caras aproveitavam para se divertirem um pouco ao prestarem tributo a bandas que os influenciaram musicalmente.


Seguindo essa ideia diferente e inusitada, "Five Man Acoustical Jam" foi gravado no Trocadero Theatre de Filadélfia no dia 2 de julho de 1990 e lançado 4 meses depois, atingindo o 12° lugar das paradas americanas e emplacando sucessos como "Paradise" e "Love Song", bem como o cover de "Signs" (7ª posição nos charts americanos). A repercussão foi tão boa que até hoje acredita-se que a iniciativa inspirou a MTV para que investisse na série "MTV Unplugged", de muito sucesso nos anos 1990, já que este disco foi o primeiro a ser lançado no formato "desplugado".

Mas este play vai muito além de sucesso, repercussão e dinheiro. "Five Man Acoustical Jam" apresenta um Tesla preciso, coeso, profissional e evoluído musicalmente em comparação às bandas de Hair Metal que infestavam a mídia contemporânea. É impossível deixar de fazer menção à performance incrível de todos os instrumentistas da banda, seja pela cozinha sólida e competentíssima composta por Brian Wheat (baixo) e Troy Luccketta (bateria), pelos vocais roucos e carismáticos de Jeff Keith ou pela dupla matadora de guitarristas composta por Frank Hannon e Tommy Skeoch, que comprovam musicalidade ímpar em canções como "The Way It Is" e "Love Song" (que solo!).

Fazer quaisquer destaques por aqui é uma tremenda emboscada. São dignas de citações não só as adaptações inusitadas para músicas como "Heaven's Trail", "Comin' Atcha Live" e "Modern Day Cowboy", mas também as mais fiéis execuções como de "Gettin' Better", "Love Song" e "Paradise". E, claro, os covers são um show a parte: além da já citada "Signs", de The Five Man Electrical Band, vale mencionar "Lodi" de Creedence Clearwater Revival e "We Can Work It Out" dos quatro rapazes de Liverpool.

Totalmente excelente!

01. Comin' Atcha Live + Truckin' (The Grateful Dead cover)
02. Heaven's Trail (No Way Out)
03. The Way It Is
04. We Can Work It Out (The Beatles cover)
05. Signs (The Five Man Electrical Band cover)
06. Gettin' Better
07. Before My Eyes
08. Paradise
09. Lodi (Creedence Clearwater Revival cover)
10. Mother's Little Helper (The Rolling Stones cover)
11. Modern Day Cowboy
12. Love Song
13. Tommy's Down Home
14. Down Fo' Boogie

Jeff Keith - vocal, pandeireta
Frank Hannon - violão, guitarra, gaita "Blues harp", backing vocals
Tommy Skeoch - violão, backing vocals
Brian Wheat - baixo, piano, backing vocals
Troy Luccketta - bateria, percussão

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

3 comentários:

Anônimo disse...

Tesla - Five Man Acoustical Jam [1990]
(91,6mb ~ 192kbps)

http://lix.in/-66526c

Anônimo disse...

Po não acredito que ninguem comentou nesse disco maravilhoso :/

Anônimo disse...

Um dos melhores discos que já escutei na vida, e o Tesla é sensacional, a resenha feita já diz o pq....afinal os caras mesmo sendo lembrados por muitos como uma banda 80's, mostram muito mais qualidade e feeling, excelentes musicos e uma criatividade que vão muito alem da maioria das outras bandas da epoca...fugindo até mesmo do hair metal que fazia a cabeça da garotada, e o qual eu tbm sou fã, mas é isso ai, Tesla é um Show a parte, e esse disco é a grande prova disso o/