Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Guns N' Roses - Appetite For Destruction [1987]


Não é uma mistura recomendada, mas a fusão entre drogas, mau comportamento, Punk e Hard Rock pode gerar um grande álbum. E gerou, simplesmente, o disco de estreia mais vendido da história da música.

O Guns N' Roses foi formado em meados de 1985 na cidade californiana de Los Angeles. Axl Rose, decidido a montar uma banda que tivesse futuro, uniu forças com o guitarrista e amigo de infância Izzy Stradlin. Após o projeto Hollywood Rose não ter dado muito certo, Rose e Stradlin se juntaram com os ex-integrantes do até então dissolvido L.A. Guns (o guitarrista Tracii Guns, o baixista Ole Beich e o baterista Robbie Gardner), surgindo, assim, o Guns N' Roses. Tal formação fez apenas um show, com Duff McKagan substituindo Beich. Pouco tempo depois, os outros integrantes do L.A. Guns também deram no pé, permitindo que Slash e Steven Adler, ex-integrantes do Hollywood Rose, ocupassem o posto.

A primeira turnê da nova banda foi marcada pelo uso abusivo de drogas e pelos empecilhos que surgiam com o passar do tempo. A van que transportava os músicos quebrou e tiveram que pedir carona. Dois dias depois conseguiram, acarretando em um atraso de compromissos com empresários e em cancelamento da turnê que estava marcada para o grupo. Mesmo assim, os jovens drogados não desistiram e investiram tudo que tinham em "Live ?!*@ Like a Suicide", um EP independente que teve tiragem limitada. Uma das cópias chegou aos chefões da Geffen Records, que se interessaram rapidamente pelo som e contrataram a trupe.

Prontos para estourar no mundo inteiro, gravaram um dos grandes clássicos do Rock N' Roll, sem exageros. "Appetite For Destruction" chegou às prateleiras numa época em que Poison, Bon Jovi e Europe, bandas de "Pop Metal" com sonoridade adversa ao Guns N' Roses, faziam sucesso no meio Rock. Também vale lembrar que, no geral, grupos Pop como U2 e Prince dominavam as paradas. O disco foi necessário para a época e, como o próprio nome diz, o play tem apetite pela destruição, permitindo que a agressividade e a selvageria tomassem conta dos seus aproximados 53 minutos de duração.

Tal agressividade já é saliente pela capa original, inspirada na ilustração de Robert Williams que leva o nome do álbum, retratando uma jovem com a roupa íntima nos joelhos, vítima de abuso sexual, em frente a um robô estuprador que seria punido por uma máquina "vingadora" logo acima. Mas a capa, rapidamente censurada, deu lugar à uma cruz com as caricaturas dos integrantes em forma de caveira.

Capa original e futuramente censurada

A patifaria continua pelos caras terem feito algo novo até então ao aliar Hard Rock e Heavy Metal clássico ao Punk Rock, descambando em uma acentuada evolução da proposta que o Hanoi Rocks apresentou enquanto existiu e que o Mötley Crüe apresentou em seus dois primeiros lançamentos. O instrumental se caracteriza por guitarras pesadas, baixo sólido e bem criativo, bateria marcante e solos repletos de feeling, enquanto a voz de Axl Rose dá um show à parte. As letras e o visual, também agressivos, impressionaram o público da época e atraíram mais fãs ainda. E tudo isso só podia resultar em sucesso inquestionável, visto que até hoje "Appetite For Destruction" é aclamado por fãs de Rock de toda a parte do mundo.

Já se nota que há algo de diferente ao começar da primeira canção, "Welcome To The Jungle", pesada e agressiva como um bom hino do Rock deve ser. A mesma ganhou o primeiro vídeo-clipe da banda, responsável por atrair o interesse dos telespectadores da MTV, mesmo sendo transmitido durante a madrugada. "It's So Easy", com uma letra excelente sobre putaria e uma cozinha de destaque, cai de vez para o Punk Rock, até por ser uma composição de Duff McKagan, fortemente influenciado por bandas como Sex Pistols e The Clash.

"Nightrain" segue com um riff poderoso de guitarra, solos que dispensam comentários e um vocal inspiradíssimo de Axl, abordando álcool em sua temática. "Out Ta Get Me" mantém o peso e a selvageria com, novamente, menções honrosas às vozes de Rose, mas agora falando sobre os conflitos que o frontman tinha com a polícia. "Mr. Brownstone", lançada como single apenas na Inglaterra, volta a falar de drogas, mas com uma pegada mais calcada no Blues e no Hard clássico de bandas como Aerosmith e The Rolling Stones - claro, com mais peso.

Em seguida, chega uma das músicas mais conhecidas do grupo: a ótima "Paradise City" começa calma, tem seu miolo pesado e, por fim, um fechamento apoteótico, rápido e berrado. A frenética sétima faixa do play, "My Michelle", é uma canção auto-biográfica de Michelle Young, amiga de Slash e Axl Rose, que pediu para que Rose fizesse uma música sobre ela. Axl, sem medo de ser sincero, apresentou à Young a letra e a mesma aprovou, saindo da vida auto-destrutiva que vivia pouco depois.

A hardeira "Think About You", composta por Izzy Stradlin, nunca recebeu a atenção que merecia nos concertos, tocada em poucos shows até hoje. Mas se é pra falar de músicas muito tocadas, a faixa seguinte, "Sweet Child O'Mine", compensou a anterior por seus extensivos plays pelas rádios e MTV. O inconfundível riff eternizou a canção, que atingiu o primeiro lugar das paradas americanas e até hoje faz muito sucesso, sendo reconhecida até por quem não aprecia o bom e velho Rock N' Roll.


"You're Crazy", originalmente acústica, ganhou uma versão pesada para o álbum, contém ótima letra e cozinha de destaque. Com o fim do play tem-se as sexuais "Anything Goes", antiga canção do grupo calcada num Hard clássico de primeira, e "Rocket Queen", que tem instrumental inspirado, próximo ao Heavy Metal, e é uma das prediletas da maioria dos fãs (inclusive eu). Vale destacar que esta tem uma parte com gemidos gravados durante uma tarde de sexo de Axl Rose com a "namorada" de Steven Adler, Adriana Smith, que se afundou nas drogas após ter sido revelada para a mídia como "a mulher dos gemidos de "Rocket Queen'".

"Appetite For Destruction", como já dito anteriormente e já era de se esperar, foi um grande sucesso. Além de chegar ao topo das paradas americanas três vezes, alternadamente, à medida que seus singles arrebentavam e divulgavam mais ainda o grupo, estima-se que o álbum já tenha passado das 28 milhões de vendas por todo o mundo, sendo mais de 18 milhões dessas apenas na terra do Tio Sam, faturando disco de diamante por lá e no Canadá, e 6 milhões só na Argentina (risos).

As vendas demoraram para se acelerar, até que o vídeo de "Welcome To The Jungle" fosse exibido na MTV (como retratado acima). A partir daí, caros amigos, todos já sabem da história de altos e baixos da banda mais perigosa do mundo. Com vocês, o ápice da história do Guns N' Roses!

01. Welcome To The Jungle
02. It's So Easy
03. Nightrain
04. Out Ta Get Me
05. Mr. Brownstone
06. Paradise City
07. My Michelle
08. Think About You
09. Sweet Child O'Mine
10. You're Crazy
11. Anything Goes
12. Rocket Queen

Axl Rose - vocal, sintetizadores em 6, percussão adicional
Slash - guitarra solo e base, violão
Izzy Stradlin - guitarra base, guitarra solo em 8, backing vocals
Duff McKagan - baixo, backing vocals
Steven Adler - bateria, percussão

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

25 comentários:

Anônimo disse...

Appetite for Destruction [1987]

http://lix.in/-782efe

Pablo Torri disse...

Clássico.
É foda, não sei nem o que dizer...

dnlz disse...

Disco fudidasso , tão bom que a lenda do Guns vive dele até hoje , a capa original é do pintor Robert Williams , artista da contra cultura, e o próprio título do quadro é o que batiza o album . Fudidasso em tods os requesitos.
Valeu!

Daniel disse...

Com certeza um dos melhores discos da história do rock!!!

Igor Miranda disse...

Eu comentei a obra no texto. Até nisso mandaram bem nesse disco.

Anônimo disse...

Um álbum realmente muito bom. Todas as músicas são de alto nível.

Lyn disse...

Um dos álbuns debut mais perfeitos que eu já ouvi... Simplesmente completo e maravilhoso.

caique disse...

AGORA SIM HEIN, album proibido de não ter :D

GrassHoper disse...

Resenha irretocável para um clássico irretocável, trabalho de primeira, Silver, parabéns!!

Guns N' Roses não é a minha banda absoluta favorita dentro do Hard Rock, mas eu gosto muito e esse álbum reflete que a banda merece ter chegado onde chegou, obrigatório!

SJr disse...

silver, ótima essa sua resenha..
me identifiquei demais...
como Guns é a minha banda nº 01, ñ tenho palavras que não seja o agradecimento@@

sjrj the gunner!

Unknown disse...

Acho que esse é o álbum que eu mais ouvi. E Acabei de comprar o vinil.

Jp disse...

Poucas bandas fizeram algo tão literalmente destrutivo quanto esse álbum!

Vou baixar de novo, o que eu tenho aqui não é das melhores qualidades

BORS disse...

disco fodão

мєαиѕтяєєт disse...

Faço minhas as palavras de Thales de Menezes quando diz que "a banda de Axl Rose fez no seu disco de estréia a trilha sonora do fim do mundo".

Clássico absoluto.

Unknown disse...

Na minha modesta opinião, o melhor debut do hard rock!

Unknown disse...

Esse album é mto bom! Qto mais ouço, mais tenho vontade de ouvir again and again and again...
Mas o que eu mais gostei foi saber as historinhas de bastidores as quais não conhecia, pplmente a sinistra do "Rocket Queen".
Bom trabalho, Silver!
Vida longa ao Combe!!!
Inté a próxima!

Unknown disse...

O que dizer? Destruidor, sem mais.

Anônimo disse...

Ultimo grande disco do Rock.

As bandas que surgiram depois desse album, em sua esmagadora maioria, são lixo.

Felipe disse...

esse é um dos discos que você é obrigado a escutar antes de morrer, puta época boa do GN'R !

Silence disse...

Nunca me interessei muito por Guns, mas já que o interesse surgiu, baixando pra conferir.

Diego disse...

Obrigatório na coleção de qualquer rockeiro q se preze !!

Valeu combe !!

João MAURÍCIO disse...

O melhor albun do planeta!!

João MAURÍCIO disse...

The best albun of planet!!!

Anônimo disse...

pessoal ta fora os links não da para baixar podem repostar? vlws no aguardo =)

Anônimo disse...

"Rocket Queen" é a musica que retrata melhor a putaria que era a vida desses caras!! IN-SA-NO!