Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

terça-feira, 25 de maio de 2010

Van Halen - 1984 [1984]


O Van Halen cresceu rapidamente com o lançamento de seus primeiros discos. Apesar de "Fair Warning" não ter sido um sucesso de vendas e ter colaborado para aumentar a tensão entre Eddie Van Halen e David Lee Roth, "Diver Down" recuperou tanto a boa situação entre os dois quanto o número de cópias que o grupo californiano conseguia vender. Mas o lançamento seguinte, definitivamente, foi o divisor de águas da carreira da banda, em todos os sentidos.

"1984" aterrissou às prateleiras logo em janeiro do ano de seu título. Foi o primeiro disco a ser gravado no 5150 Studios, recém-construído, e pra variar contou com a produção do excelente Ted Templeman. Até aí tudo bem, mas quando se aperta o play... pera aí... um riff de teclado? Por incrível que pareça, o álbum foi o primeiro a ter maior emprego dos teclados genuinamente "oitentistas", e pior: o resultado ficou magnífico.

O resultado da nova investida foi monstruoso: "1984" atingiu a 2ª colocação das paradas estadunienses apenas porque "Thriller", de Michael Jackson, estava morando no topo desde o ano anterior. Os singles deram conta do recado: o carro-chefe "Jump" atingiu o primeiro lugar das paradas gerais e conseguiu chegar ao top 20 das paradas de Dance Music (!!), enquanto "I'll Wait" e "Panama" chegaram ao 13° lugar (obviamente em datas diferentes) e "Hot For Teacher", à 56ª posição. Em um ano, já havia vendido 5 mihões de cópias só na terra do Tio Sam, e nos dias de hoje já ultrapassou as 10 milhões, sendo certificado como disco de diamante por lá.

No aspecto musical, a mudança é refletida em algumas canções que o uso dos teclados foi maior, mas nada que retirasse a fórmula mágica do Van Halen. Tudo estava lá, como sempre: os vocais divertidos de David Lee Roth, as guitarras fabulosas de Eddie Van Halen, o baixo bem tocado e os backing vocals cavalares de Michael Anthony, e a bateria espetacular de Alex Van Halen, além dos ótimos teclados e das maravilhosas composições.


Pode-se notar maior uso de teclados e sintetizadores na festeira "Jump", na semi-balada "I'll Wait" e na introdução que dá nome ao álbum. De resto, o Van Halen festeiro e roqueiro com uma leve pitada do Pop marca presença, como na farofa "Panama", nas rápidas "Hot For Teacher" e "Top Jimmy", nas hardíssimas "Girl Gone Bad" e "Drop Dead Legs" e na pesada "House Of Pain".

Infelizmente, a maioria já sabe o que aconteceu: durante a bem-sucedida "1984 Tour", as tensões entre David Lee Roth e Eddie Van Halen voltaram à tona. Lee Roth dizia estar chateado pelo fato de Eddie ter gravado fora da banda sem ter avisado os outros integrantes (como o solo da canção "Beat It" de Michael Jackson), além do abuso de álcool e drogas, enquanto Eddie queria deixar o som da banda mais complexo e já dizia estar de "saco cheio" da performance aparecida de Lee Roth. O fato é que ambos queriam assumir o controle completo do grupo, mas infelizmente essa briga para ver "quem aparece mais" acabou com uma das formações mais habilidosas e talentosas do Rock.

Enfim, mesmo com a péssima separação de David Lee Roth, o quarteto presenteou os fãs com essa jóia e tanto. Não é a toa que "1984" se mantém como um disco definitivo no que diz respeito à longa carreira do Van Halen: é fantástico do começo ao fim, sem nenhuma faixa dispensável. Seu único defeito é ser curto demais, pois os 33 minutos deixam aquele gostinho de "quero mais". Meus destaques particulares vão para "Hot For Teacher", "Panama", "Top Jimmy" e "I'll Wait", sendo esta, para mim, uma das melhores baladas do gênero. C-l-á-s-s-i-c-o!!

01. 1984
02. Jump
03. Panama
04. Top Jimmy
05. Drop Dead Legs
06. Hot For Teacher
07. I'll Wait
08. Girl Gone Bad
09. House Of Pain

David Lee Roth - vocal
Eddie Van Halen - guitarra, teclados, backing vocals
Michael Anthony - baixo, backing vocals
Alex Van Halen - bateria, percussão, backing vocals

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

9 comentários:

Anônimo disse...

Van Halen - 1984:

http://www.multiupload.com/HU4G9QV5L4

Anônimo disse...

disco destruidor de lares!!! =DDD

foda demais!

Taliban Sexy Trucker disse...

Com certeza esse é um dos melhores plays que eu tenho na minha prateleira, sensacional...

Caue Machado disse...

clássico é pouco para esse play.

Simplesmente Obrigatório na coleção de qualquer rocker, banger, trasher o q for.

Perola da boa musica mundial.

Este é, na minha opinião o melhor trabalho nesta formação, o mais maduro.
Depois do =VH= I os outros albuns não têm a mesma energia (ao meu ver). 1984 traz isso de volta (se bem q o quarteto nunca deixou a peteca cair).
Infelizmente foi o disco de despedida do Dave.
E cada um seguindo seu caminho brilhou a sua maneira.

Esse é pra baixar, ouvir, ouvir e ouvir mais uma vez e antes de cansar ouça mais uma vez.

Frank disse...

classico aprovadissimo e indispensavel!!!

Anônimo disse...

Exelente disco, músicas boas d+.

Argeu Bernardo de Andrade disse...

Meu Chapa Seu Blog é um Espetáculo, Gostei de Tudo que Tem Aqui, Tanto que em algumas de suas postagens estou fazendo reprise em meu blog...
valeu, abraços e sucesso!!!!!!!!!!

jantchc disse...

acabei de ouvir o diver down e achei fraquinho..

mas como eesse aqui é um crassico, to baixando pra ver se realmente é legal igual o primeiro..

Alceu disse...

Baixando classicão! Valeu!