Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

sábado, 31 de julho de 2010

Prince and the Revolution - Purple Rain [1984]


Ao escutar o disco de covers do JSS, postado anteriormente no blog, imediatamente veio a minha lembrança um dos discos que escutei muito quando pivete, antes mesmo de vir a conhecer o rock. Por influência do filme que passou várias vezes naqueles filmes que passavam a tarde no SBT, e que contava a história de um jovem músico que queria chegar ao estrelato e utilizava a música para expor a paixão que sentia por sua amada. Tá certo que o filme não era lá tudo isso, mas sua trilha sonora viria a explodir a carreira de um dos músicos mais talentosos e controversos que já existiriam, Prince Rogers Nelson, ou apenas como a grande maioria o conhece, Prince.

Após ter lançado cinco discos e ter contribuído com várias composições com outros artistas, seria com a trilha sonora do filme Purple Rain, que ele alavancaria a sua carreira e se tornaria um superstar. Lançado no dia 25 de junho de 1984 (um dia antes do nascimento deste que vos escreve), o disco foi um sucesso de crítica, ficando 24 semanas consecutivas no primeiro lugar na Billboard e vendendo mais de 30 milhões de cópias, ganhando uma pancada de premiações, sendo as mais importantes um Oscar, um Brit Awards e um Grammy, só para citar a ótima recepção que o disco teve na época .


E o que temos é um disco homogêneo, misturando pop com doses de rock e R&B, mas com todo bom gosto possível, gerando um registro único e que ficou eternizado como um dos maiores discos da década de 80. E abrindo esta pérola temos a memorável "Let's Go Crazy”, com seu clima festivo e trazendo o clima desta década da melhor maneira possível, e sendo um ótimo convite para dançar, já com cara de hit desde a primeira audição e trazendo uma dose de energia fora do comum. "Take Me with U" continua com a mesma proposta da música anterior, e faz isso de maneira magistral, mesmo com seu ritmo mais lento comparado com a primeira faixa, mas não por isso menos empolgante e que mostra o quanto Prince canta, com vocais bem calmos, mas melódicos e muito afinado por sinal.

"The Beautiful Ones" é a primeira balada do disco com uma declaração de amor perfeita para alguém não provido de beleza (rs), mas bem legal e que mostra o lado mais pop deste registro, tendo bem cara de música "Alpha FM" (aqueles que moram em São Paulo entenderão isso). Agora com sintetizadores e solos bem legais inclusive vem "Computer Blue", que tem grandes doses de rock, e uma atuação guitarrística redondinha de Prince e Wendy Melvoin, enchendo a música de riffs e solos extremamente agradáveis de ouvir e mostram a veia roqueira desse artista fora de série. "Darling Nikki" é a música mais polêmica deste registro, com sua letra apimentada, foi o motivo da criação famigerado PMRC (Parents Music Resource Center, que coloca o selo Parental Advisory: Explicit Lyrics) fundado por Tipper Gore, esposa do ex-presidente americano Al Gore, ao ver sua filha de 12 anos escutando esta música.

"When Doves Cry" foi um dos grandes sucessos deste disco, chegando à primeira posição das paradas e abusa dos sintetizadores na sua execução, remetendo mais uma vez ao que era feito na década de 80, que volta a ser repetido de maneira ainda mais sensacional em "I Would Die 4 U" que em sua audição irá trazer muitas lembranças e fazer muitos voltarem para sua infância ao fecharem os olhos, devido ser extremamente climática, mandando bala em sintetizadores, teclados e todos os clichês possíveis dessa década memorável para a música.

Prince e sua banda de apoio na época, The Revolution

Finalizando este discasso, temos a canção mais marcante do mesmo, a power ballad "Purple Rain", sendo que essa merece um capítulo à parte, trazendo consigo uma carga emocional pesada, devido a excelente interpretação de Prince e muita psicodelia em sua execução. Será difícil não se render à magia desta canção, que em seus quase nove minutos é capaz de fazer sentir um gelo na espinha, com vocais de extremo bom gosto e até aqui é onde Prince exige mais de sua capacidade vocal. Sem falar nos lindos solos que ela traz consigo, sendo possível viajar na sua parte final, e se encantar ainda mais com o que ele faz nesta canção, sendo algo não menos que genial, e que fecha da melhor maneira possível este belo álbum.

Caso torça o nariz, abra a mente e dê uma chance para a audição, com garantia de que encontrará musica de qualidade e de extremo bom gosto, algo que está em falta em nossos dias. Se dentro do rock temos aberrações surgindo hoje, imagine no pop... Se você viveu nos anos 80 e começo dos anos 90 sentirá nostalgia e saudade de quando para ser músico e fazer sucesso, não bastava um rostinho bonito e empresário pagando jabá para rádios e emissoras de TV...


1.Let's Go Crazy
2.Take Me with U
3.The Beautiful Ones
4.Computer Blue
5.Darling Nikki
6.When Doves Cry
7.I Would Die 4 U
8.Baby I'm a Star
9.Purple Rain


Prince: Vocais, Guitarras, Baixo, Teclados, Piano
Wendy Melvoin: Guitarras, Backing vocals
Brown Mark: Baixo, Backing vocals
Bobby Z.: Bateria
Lisa Coleman: Teclados, Piano, Sítara, Backing vocals
Dr. Fink: Teclados, Órgão, Backing vocals
Apollonia Kotero: Backing vocals em "Take Me with U"
David Coleman, Novi Novog, Suzie Katayama : Violinos


LINK NOS COMENTÁRIOS
LINK ON THE COMMENTS



By Weschap Coverdale

14 comentários:

Anônimo disse...

Prince and the Revolution - Purple Rain [1984]:

http://www.multiupload.com/RK0S80GFG9

jesusbiblio disse...

tenho esse disco em vinil! e quem tem la seus 25,26 anos, ouviu purple rain no radio até enjoar !! pena que nao toca mais, e a molecada de hj nem sabe quem é Prince!! O disco todo é ótimo, o cara é um musico exepcional e tem muita criatividade!!

@diegodlsantos disse...

Me lembro do filme passando no SBT hehe...Adoro When Doves Cry, uma das melhores músicas dos anos 80...

Lyn disse...

Mesmo sendo mais pop do que rock, Prince serviu de influência para grandes guitarristas que foram seus contemporâneos e alguns que surgiram depois... Ele, merece, no mínimo, respeito!

Bom post.

Calavera88 disse...

Ta aí um cara que acho no minimo extravagante. Não tenho nenhum cd do Prince na minha coletânea, mas que o cara marcou história, ah ele marcou. Sinceramente nunca ouvi um album inteiro dele e agora surgiu a oportunidade. Baixando.

ZORREIRO disse...

Curiosidade: when doves cry não tem linha de baixo.
É uma puta sonzeira!!!!

Unknown disse...

Muito bom!! Adoro Prince. Gosto do quão eclético este blog está se tornando, dando espaço para boa música, sem preconceito!

Inté a próxima

Carlei Baum disse...

O cara definitivamente colocou inspiração total pra fazer éssas duas musicas ai:Purple Rain e When Doves Gry. um ótimo trabalho do cara tinha o disco na época, e agora volta pra minha coleção mais uma raridade. Waleu belo post

Anônimo disse...

PRINCE RLZ!!!

to namorando esse vinil a mo tempão! :/


POST FODÃO!

Luciano Mello disse...

Prince é um excelente músico já que toca pra caramba praticamente todos os instrumentos e canta pra caramba...

Só que devido a sua extravagancia, muita gente torce o nariz pra ele..

a sua ritmica e bom gosto tanto em bases como solos, são uma aula de boa música...
tanto que o John Petrucci (guitarrista do Dream Theater) fez uma versão instrumental para a música Purple Rain (http://www.youtube.com/watch?v=TvHIXcdx8ZY)

Ótimo post, como sempre a combe do Iommi, colabora com excelentes discos, sendo rock ou não...

Petrick Tony disse...

O Prince toca muita guitarra.
Pena que não explora isso...

dnlz disse...

Prince é foda , esse tem a manha!!

Kadu Simmons disse...

Simplesmente um clássico... me lembro que nunca vi o filme todo, mas a trilha mebalou mta festa nos anos 80.

Kadu Simmons disse...

Me lembro de nunca ter visto o filme todo... mas me lembro da trilha sonorar embalar várias festinhas nos anos 80. Prince rock and roll!!!