Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

sábado, 21 de agosto de 2010

The Jimi Hendrix Experience - Are You Experienced [1967]


Jimi Hendrix. Tá aí um nome que, se você gostar de Rock, pelo menos já ouviu falar. E bem. Ninguém se atreve a criticar um dos guitarristas mais influentes da história não apenas do Rock n' Roll, mas da música num conceito geral. Ousado, extremista e muitíssimo criativo, Hendrix se tornou um deus através da sua impecável e curta carreira.

O primeiro registro de sua trajetória é o que trago-vos nessa postagem. "Are You Experienced" corresponde também à estreia do grupo formado pelo guitarrista, The Jimi Hendrix Experience, que, além do mesmo nas guitarras e nos vocais, consistia em Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria. Foi lançado em maio de 1967 no Reino Unido e agosto do mesmo ano nos Estados Unidos.

O álbum foi um choque aos ouvidos humanos. O máximo de complexidade dentro do Rock que os meros terráqueos estavam habituados eram com os mais recentes lançamentos de grupos como Pink Floyd, The Yardbirds e, claro, o fab-four de Liverpool, que flertavam com elementos psicodélicos mas nada que chegasse ao ponto apresentado por aqui.

Capa de "Are You Experienced" na versão norte-americana

Vale ressaltar que esse foi o primeiro debut verdadeiramente aplausível de uma banda de Rock até então, pois nenhuma outra estreia de outro grande grupo caracterizaria seu som sem mudanças tão drásticas - basta comparar "Please Please Me" com "Sgt. Peppers", ambos do The Beatles, ou o primeirão com "Beggars Banquet", do The Rolling Stones. Após "Are You Experienced", não havia como NÃO se reinventar, já que Jimi Hendrix praticamente ensinou todo mundo a ferir as seis cordas de verdade.

Aqui, a trupe de Jimi aliou psicodelia à peso de uma forma incrivelmente original e concisa. A temática do experimentalismo foi bastante empregada mas sem perder o foco, que é um Rock n' Roll energético, flamejante e cheio de pegada. Guitarras frenéticas, baixo trabalhado, bateria feroz, composições chapadas e vocais mais chapados ainda eram apresentados ao mundo. E por incrível que pareça nos dias de hoje, tais elementos não haviam chegado aos holofotes em 1967.

A repercussão de tal obra prima, mesmo naqueles tempos, não poderia ser diferente: "Are You Experienced" vendeu feito água, hoje acumula disco quádruplo de platina nos Estados Unidos e só ficou atrás de "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", magnum opus do The Beatles, nas paradas inglesas.


Sobram destaques para as pauladas "Foxy Lady" e "Fire", o hino "Purple Haze", a diferente "Manic Depression", o bluesão "Red House" e o cover de "Hey Joe", canção popular de autoria duvidosa mas registrada por Billy Roberts. Não me sobra outra palavra para concluir esse texto que não seja "clássico".

PS: a versão dessa postagem é o relançamento de 1997 pela MCA Records, que tratou de colocar seis bônus que apareceram apenas na versão norte-americana do lançamento original.

01. Foxy Lady
02. Manic Depression
03. Red House
04. Can You See Me
05. Love Or Confusion
06. I Don't Live Today
07. May This Be Love
08. Fire
09. Third Stone From The Sun
10. Remember
11. Are You Experienced?

"Bonustracks":
12. Hey Joe
13. Stone Free
14. Purple Haze
15. 51st Anniversary
16. The Wind Cries Mary
17. Highway Chile

Jimi Hendrix - vocal, guitarra, piano em 11
Noel Redding - baixo, backing vocals
Mitch Mitchell - bateria, percussão, backing vocals

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

13 comentários:

Anônimo disse...

Are You Experienced [1967]
(68,4mb ~ 192kbps)

http://www.multiupload.com/H7QRITWFIH

Anônimo disse...

FODA!

Anônimo disse...

Valeu!

Anônimo disse...

Foda.
Silver é o rei.

jantchc disse...

silver, vc sabe se este relançamento é remasterizado??

ouvi o este cd no som original um tempo atras e não me empolgou muito, acho q o problema era a qualidade do registro..

Anônimo disse...

Um dos pilares do rock!
valeu pelo post.

ZORREIRO disse...

som comentários...
Apenas uma dúvida: essa banda é americana ou inglesa?????
A resposta é mais complexa do que parece, huahuahuahuah

Igor Miranda disse...

Jantchc, acredito que tenha ocorrido alguma alteração na mixagem, pois a sonoridade realmente está bem melhor que a original. Mas a produção tem o intuito de não ser muito sofisticada, até porque é repleta de experimentalismos.

Zorreiro, dá pra dizer que a banda é inglesa, pois foi formada na Inglaterra por dois ingleses e um americano que tava mais pra inglês do que pra americano mesmo. (risos)

Anônimo disse...

Básico do básico para todos os músicos. Valeu!!!

Al Bass Player
Curitiba

Unknown disse...

Mitch Mitchell tocava muito!

Unknown disse...

Valew
belo post

RenanStark disse...

Grande post, grande classico

Anônimo disse...

jimi era muito foda!
valew pelo post