Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tribe of Gypsies - Tribe of Gypsies [1996]


Todo fã de Metal sem dúvida já deve conhecer algum trabalho do conceituado Roy Z, seja produzindo grandes nomes como Judas Priest, Helloween, Yngwie Malmsteen, Sebastian Bach e Andre Matos ou tocando na carreira solo de Bruce Dickinson, Rob Halford e Rob Rock. Porém nem tantos tiveram a oportunidade de conhecer seu trabalho como compositor, onde demonstra suas reais influências.

No começo da década de 90, paralelamente ao seu início no mundo das produções musicais, ele formou sua banda Tribe of Gypsies, com a intenção de elaborar um Rock baseado no suingue da música latina, isso em plena California, onde os sons "americanizados" tomam conta e todo resto se torna "World Music". Dando início assim a trajetória de uma banda singular, onde até mesmo os integrantes possuem nomes castelhanos (até o próprio Roy Z, que se chama Roy Rodriguez).

Em um primeiro momento isso pode parecer uma simples tentativa de modernizar aquele Rock vigoroso com uma veia latina, popularizado por Carlos Santana, e que não há como negar tal influência, mas ainda assim a banda possui muita identidade, pois Roy Z conseguiu misturar aquelas levadas bastante percussivas e suingadas às técnicas de gente como Jeff Beck, Uli Jon Roth, Michael Schenker e Robin Trower, que são suas principais influências juntamente com o Santana.

Logo em 1993, dois anos após a criação do grupo, o debut já estava finalizado, e rapidamente o quinteto chamou a atenção de um selo alemão independente, mas logo os direitos do disco foram comprados por uma gravadora maior, a Mercury Records, contudo o álbum ficou engavetado, a gravadora passou por mudanças e acabou não lançando o disco, que teve que ser licenciado para o selo japonês JVC para então ser lançado. O que custou uma demora de 3 anos para o álbum finalmente sair.

Mesmo o debut sendo gravado na mesma época em que todos os integrantes (menos o vocalista, lógico) estavam gravando e compondo para o disco "Balls to Picasso" do Bruce Dickinson, não afetou no resultado final, que saiu com uma qualidade ímpar e uma sonoridade inusitada, mesclando a força e diversão do Hard Rock com a cativante música latina que exala sensualidade e com uma pegada por vezes bem dançante, principalmente pelo intenso lado percussivo herdado da musicalidade negra e indígena.

Toda essa mistura criativa e original pode ser constatada em músicas como "En Mi Barrio", "Party (Eddie's Thumb)", "In The Middle", e a instrumental "Mero Mero Mambo", e não pára por aí, pois o disco não é só remexo do começo ao fim, ainda tendo espaço para belas baladas, como "Death Song", "Crazy Love" e "Thinking of You".

Além da sonoridade rica, a execução é simplesmente irretocável, com músicos muito talentosos e com uma musicalidade impressionante, sem contar que o disco ainda traz a participação de dois músicos do lendário grupo de Black Music, "War", e também o tecladista Richard Baker conhecido por seus trabalhos com o Santana, e o guitarrista Mike Stone (ex-Queensryche), fazendo backing vocals.

P.S: Primeiramente, gostaria de agradecer ao Silver pelo convite pra fazer essa experiência de postar nesse blog, que como já disse a ele, é uma grande honra, pois além de ser um dos blogs musicais mais acessados do Brasil, é a influência principal para os outros blogs, criando o modelo que hoje é copiado mesmo que inconscientemente.

Além do mais, a equipe do blog é formada por profundos conhecedores de música, e que também tem um apurado senso jornalístico, sendo assim, minha presença aqui ainda tá sendo de teste para me tornar de fato um motorista da Combe.

Pretendo postar bandas de inúmeros estilos aqui, pois não tenho nenhum grande apego por nenhum estilo específico.

Espero que apreciem esse post.

01 - En Mi Barrio
02 - In The Middle
03 - Death Song
04 - Guajira
05 - Walking On The Water
06 - Mero Mero Mambo
07 - Party (Eddie's Thumb)
08 - Fire Dance
09 - Thinking Of You
10 - We All Bleed Red
11 - Crazy Love
12 - I'm So Close
13 - Conjuring Of The Soul

Dean Ortega - vocal, guitarra acústica, percussão
Roy Z - guitarra, vocais de apoio, percussão
Edward Casillas - baixo, vocais de apoio, percussão
David Ingraham - bateria, percussão
Mario Aguilar - timbales, percussão

Músicos convidados:
Doug Van Booven - congas, percussão, vocais de apoio
Dee Dee Bellson - vocais de apoio em "Fire Dance"
Lee Oskar - harmonica em "In the Middle"
Ray Rodriguez, Greg Shultz, Mike Baum, Richard Baker, John Nunn - teclados adicionais
Sal Rodriguez, Mario Quiroga, Chino Rodriguez, Linda Bahia, Mike Stone - vocais de apoio

(Links nos comentários - links on the comments)

Dragztripztar

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem escrito o artigo, parabéns.

Anônimo disse...

http://www.mediafire.com/?6tt9msezu8um9mn

Tentei upar 3 vezes pelo Multiupload e travou em todas tentativas.

Então aproveitei pra upar no Mediafire que já tenho conta e muita gente acha fácil baixar por lá, só que acabei esquecendo de logar e upei como 'free user', depois que percebi fui upar novamente mas pela minha conta, daí a demora pra postar o link aqui.

Foi mal pelo fail logo de cara.

Malu disse...

Exelente, parabéns pelo post! Roy rlz demais :D

Bruno "Hate" Gonzalez disse...

Como se pronuncia o seu nome? AUHAUHHUAHUAHUAHUA

jantchc disse...

gde post..

esta sim é uma banda dificil de se achar material na net..

pelo eu já procurei e não achei de jeito nenhum..

valeu..

Anônimo disse...

MAN, SEJA BEM VINDO! Já tinha visto muitos comentários seus no blog, e como estava muito tempo afastado, quando vi um post seu aqui achei legal demais. E seu artigo estava muito bom, parabéns!

Dragztripztar disse...

Bruno, se procuncia da mesma forma que pronuncia "Dragstrip Star"

Weschap, valeu pela força e por ter gostado do post.

Obrigado aos outros tbm por comentarem =]

Anônimo disse...

Blz Drag, aqui é o tiozão CHOPÃO, cade o link???por favor da pra postar novamente este cd, fico no aguardo e agradeço desde já, abraço e tks.