Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Taffo - Rosa Branca [1990]


A vida e obra de Wander Taffo já tiveram suas devidas introduções com a postagem do camarada Jay sobre o primeiro álbum solo do guitarrista, lançado em 1989 (visite o marcador). A continuação desse impecável trabalho é "Rosa Branca", que chegou às prateleiras de dentro e fora do Brasil em 1990.

Pouco antes do lançamento, Wander decidiu oficializar seu projeto com uma formação que consistia em Andria Busic no baixo e nos vocais, o próprio na guitarra, Marcelo Souss nos teclados e Ivan Busic na bateria. O grupo deixaria de levar seu nome para levar seu sobrenome e, daí, estava formado o Taffo.

"Rosa Branca", no geral, mergulhou de cabeça no Hard Rock que obedece os moldes praticados na década de 1980. Como as composições do disco são cantadas em português - com exceção de "Sweet Love" -, o preconceito pode afastar o ouvinte dessa preciosidade. Porém é garantido que o idioma não gera desconforto algum, batendo de frente com nomes gringos do Hard n' Heavy.

Em ação. Da esquerda pra direita:
Andria Busic, Ivan Busic, Wander Taffo


Do início ao fim, são notáveis as influências do som do Van Halen, principalmente nas poderosas guitarras de Wander e na presença dos teclados de Marcelo. As letras exploram muito bem as temáticas propostas, apesar de alguns momentos soarem meio piegas. Composições grudentas permeiam os quase quarenta minutos de duração da bolacha e é fato comprovado que a primeira audição irá garantir cantaroladas por dias.

Andria já mostrava competência nos vocais, que eram divididos com Wander em vários momentos, e o instrumental é soberbo, com precisas linhas de bateria, adequadas camas de teclados, habilidosas linhas de baixo e, novamente, poderosas guitarras.

Com "Rosa Branca", o Taffo teve a oportunidade de abrir os shows da carreira solo de Ian Gillan no Brasil, em agosto de 1990. Além disso, o play ganhou notoriedade nas rádios e na televisão, até na estreante MTV Brasil, e os caras ainda fizeram alguns shows nos Estados Unidos.

"Anos rebeldes" (risos). Da esquerda pra direita:
Andria Busic, Wander Taffo, Marcelo Souss, Ivan Busic

As vendas, no entanto, não foram das mais satisfatórias e os os irmãos Busic saíram para tocar com o Supla e, posteriormente, formar o Dr. Sin, ambos projetos com o ex-aluno de Wander, Eduardo Ardanuy, na guitarra. A line-up passou a contar com Fernando Nova nos vocais, Carlos D'Angelo no baixo e Gel Fernandes na bateria, além de Wander e Marcelo, mas a banda Taffo durou pouco assim e se desmanchou em 1992.

Souss se tornou músico de estúdio e de turnê de várias bandas, incluindo o próprio Dr. Sin, enquanto Taffo participou de inúmeros discos de gente que ia de Cássia Eller à Guilherme Arantes, lançou um disco solo intitulado "Lola", fundou o IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia) e participou da reunião do Rádio Táxi, banda que o consagrou nacionalmente. O projeto da reunião da banda Taffo se consolidaria no ano de 2008 mas o guitarrista faleceu em maio do mesmo ano.

Entre os destaques da bolacha, pode-se citar a ótima "Me Dê Sua Mão", a dupla-van-haleana "Olhos De Neon" e "Sonhos E Rock N' Roll" e as baladas "Sem Tempo Pra Sofrer" e "Um Pouco De Você". Vale a pena conferir e curtir, e que Wander Taffo descanse em paz.



01. Intro
02. Olhos De Neon
03. Sonhos E Rock N’ Roll
04. Vento Sul
05. Sem Tempo Pra Sofrer
06. Um Pouco de Você
07. Chaplin
08. Sweet Love
09. Intuição
10. Alquimista
11. Me Dê Sua Mão
12. Rosa Branca

Andria Busic - vocal, baixo
Wander Taffo - guitarra, violão, vocal
Ivan Busic - bateria, percussão
Marcelo Souss - teclados

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

10 comentários:

Anônimo disse...

Taffo - Rosa Branca [1990]

http://bit.ly/bWVgMS

Anônimo disse...

Com toda a certeza absoluta, o melhor disco de hard nacional que já ouvi! SENSACIONAL POST!

Leandro disse...

po gostei do video
baxando pra coferir
o resto do play.

Tati disse...

Parabéns pelo post. Álbum clássico do hard rock nacional. Quase furei o vinil de tanto ouvir. ;-)

Emerson L. Penerari disse...

Eu tb tenho esse vinil.... fenomenal, pra mostrar como Wander Taffo deixa saudades. Bem que o Dr. Sin poderia tocar ao vivo algumas músicas desse play para homenagear o mestre.

[]´s
Merso

Emerson L. Penerari disse...

Também tenho em vinil.... deixou saudades....
Bem que o Dr Sin poderia tocar ao vivo algumas músicas desse disco pra homenagear o grande mestre.

[]´s
Merso

RonaldoHR disse...

Cara, que porra que é o visual do Edu? hauhuaha Os anos 80 foram fodas mesmo! Baixando e obrigado pela pérola

Junior Sousa disse...

Parabéns pelo post! Fui em muitos shows da banda Taffo, tempo bom aquele. Na fase do Gel e do Fernando Nova tinha umas músicas legais: Nagual, Silêncio e outras. Se alguém tiver estes resgistros os fas do Taffo agradecem!

Taliban Sexy Trucker disse...

Taffo é uma banda mto boa, e o cara é um guitarrista sensacional, boa banda msm, mais uma pepita descoberta na combe direto para a minha coleção... kkkkkkkk... e concordo com o Weschap, melhor álbum de hard rock nacional...

Hermes disse...

Mto Bom!

Tenho os dois albuns do Taffo em CD!! Foram gravados pra mim pelo proprio Wander a partir dos masters originais.

Inclusive a imagem final do post foi feita por mim (de verdade).Foi mto legal ve-la divulgada aqui na Combi

abs a todos e obrigado pelos posts