Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

sábado, 4 de dezembro de 2010

38 Special - Tour de Force [1983]

Após uma semana estressante de trabalho, devido ao final de ano, cá estou eu, de volta ao meu recinto virtual predileto. E durante esses dias corridos, me identifiquei rapidamente com uma banda, que eu tinha alguns discos, mas que estava no hall de grupos que eu nunca tinha dado a devida atenção. Mas as guitarras contagiantes, melodias incríveis e o clima tipicamente "sessão da tarde", acabaram por me cativar e fazer me amarrar no som dos caras. E duvido aqui alguém que teve sua infância nos anos 80 também não sentir aquela nostalgia ao ouvir o som do 38 Special.

Formado em 1975, em Jacksonville, pelos vizinhos e amigos Don Barnes e Donnie Van Zant (o sangue dessa família tem algo mágico, não é possível! rsrs), iniciam sua carreira com dois discos enfiados no southern, como era de se esperar. Mas eis que os anos 80 chegam, e a banda decide mudar seu direcionamento musical, ao abraçar o rock de arena, tão em voga na época. E que mudança certeira! Com um som que pode ser rotulado como Southern AOR ou Southern Pop Rock, conforme definição do camarada Silver, eis que lançam discos memoráveis e acabam por se tornar uma das grandes bandas americanas da época.

E o seu estrondo aconteceu primeiro com "Hold On Loosely", mas o ápice se deu em 1982 com seu disco "Special Forces" e o ultra-sucesso "Caught Up In You", que consolidou de vez a fama da banda. esse ótimo momento, em 1983 eles soltam o excelente “Tour de Force", ainda que inferior ao seu antecessor, é um daqueles discos que conseguem alegrar até o mais ranzinza ser humano, e o fazer se sentir caminhando em uma estrada colorida feliz pelo amor existir em sua vida.

E esse sentimento já começa com a sensacional e linda "If I'd Been the One", uma semi-balada que já conquista logo de cara, com sua roupagem AOR apaixonante, sem falar nos belos trabalhos de guitarra do grupo e vocais inspiradíssimos da dupla Barnes/Van Zant, em uma aula de melodia, em que a simplicidade pode ser considerada uma virtude. "Back Where You Belong" lhe fará lembrar de quando você ficava em frente à TV comendo pipoca vendo "uma galerinha do barulho se metendo em altas confusões". E se você acha que somente a música bastaria para isso, o clipe terá um efeito ainda maior, com um roteiro perfeito para estes momentos. Uma música perfeita e matadora de seu início ao fim.



"One Time For Old Times" é uma balada que acalma mais o andamento inicial do disco, mas com melodia perfeita. "See Me In Your Eyes" volta aquele climão inicial arrebatador, com refrães perfeitos e solinhos de guitarra sem muita pretensão, mas perfeitos para dar um toque a mais a canção. "Twentieth Century Fox" é a canção que mais evoca o southern, com suas guitarras cortantes que chamam para aquele gole generoso de "suco de cevadis". "Long Distance Affair" é daqueles rocks de arena feitos para terem seu refrão cantado em uníssono, abrindo o pulmão com gosto, sem falar na sua letra sensacional.

"I Oughta Let Go" é das típicas canções que começam como quem não quer nada, e quando você se dá conta, está batendo seu pé no ritmo da melodia. Quando você pensa que já poderia terminar por aqui, vem "One of the Lonely Ones" e lhe faz ter a certeza que esse é um baita de um discão, pois temos aqui mais uma canção memorável e que cativa logo de cara, assim como a dobradinha inicial. "Undercover Lover" encerra esse registro de maneira mais cadenciada, com um hard energético e sem frescura.

Um registro perfeito para um final de semana de descanso. Recomendado para os saudosistas, pois com certeza o som apresentado lhe trará excelentes memórias. E um viva para os anos 80!




1.If I'd Been the One
2.Back Where You Belong
3.One Time for Old Times
4.See Me in Your Eyes
5.Twentieth Century Fox
6.Long Distance Affair
7.I Oughta Let Go
8.One of the Lonely Ones
9.Undercover Lover

Don Barnes - Vocais, Guitarras
Donnie Van Zant - Vocais
Jeff Carlisi - Guitarras
Larry Junstrom - Baixo
Steve Brookins - Bateria
Jack Grondin - Bateria



By Weschap Coverdale

12 comentários:

Anônimo disse...

http://www.multiupload.com/13JUYFPZ97

glen disse...

familia van zant ownando

Eduardo disse...

Boa!!

leo86hc disse...

obrigado, minha alma southern agradece!

Anônimo disse...

LINDO!,ADOREI "VER" O 38 NA COMBE,BAIXANDO AGORA!!

Rodrigo Ferro disse...

Baixando :)

Arnaldão disse...

MCH FCK CRAZY POST !!! Valeu !!!

Anônimo disse...

O melhor álbum deles, com certeza!

Anônimo disse...

Muito legal o som dos cara valeu.

Anônimo disse...

southern rock é tudo de bom!
baixando!

Vitor disse...

obrigado pelo discaço!

Anônimo disse...

link invalido =/