Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Europe - Wings Of Tomorrow [1984]


Quem conheceu o Europe através de The Final Countdown não possui uma idéia exata do que era a banda em seus primórdios. Seus dois primeiros álbuns traziam um som bem mais voltado ao peso, com passagens totalmente Heavy Metal. Por isso, considero injusto limitar a história do grupo a sua fase mais comercial, até porque com o passar do tempo ela se transformou em mais um dos vários estilos buscados por Joey Tempest e companhia. Vide os trabalhos mais recentes, onde os músicos buscaram mais contato com suas raízes, trazendo-as aos tempos atuais. Sendo assim, a melhor maneira de encarar o grupo é dividindo sua carreira em ciclos – todos com discos altamente recomendáveis, diga-se de passagem.

Wings Of Tomorrow é o segundo capítulo desta saga e, pessoalmente falando, meu preferido. Ainda como um quarteto – e tendo Tony Reno na bateria – a banda investe com sucesso na mescla de peso e melodia, realizando um play muito mais bem resolvido em comparação com sua estréia. Ainda sem um tecladista fixo na formação, a posição é ocupada por Tempest, que não tinha a capacidade de criar atmosferas como Mic Michaeli, então se concentrava no básico. Enquanto isso, John Norum já dava amostras de porque se tornaria um dos guitarristas mais respeitados de sua geração, com solos memoráveis.



A abertura é de tirar o fôlego. “Stormwind” evidencia o lado melódico sem perder a agressividade, enquanto “Scream Of Anger” é uma verdadeira cacetada, a música mais pesada dos suecos. Como curiosidade, a participação do saudoso Marcel Jacob (Talisman) na composição, que é dos tempos em que ele tocava com Joey na banda Force. A faixa-título é outro momento que inspira o ouvinte a empunhar a air-guitar e sair tocando seu fantástico riff. E o refrão é daqueles prontos para a audiência entoar junto, o que acontece até os shows de hoje em dia. Vale citar também “Wasted Time”, com sua entrada fantástica de bateria e uma levada ‘galopante’, no melhor estilo NWOBHM. Falando em ligações metálicas, a acelerada e vibrante “Lyin’ Eyes” poderia tranquilamente ainda figurar no setlist.

A veia baladeira já se manifestava nas faixas “Open Your Heart” e “Dreamer”. A primeira, inclusive, seria retrabalhada posteriormente, no álbum Out Of This World, quando finalmente teria o reconhecimento merecido. Outro momento impossível de se deixar de fora dos destaques é a instrumental “Aphasia”, com Norum dando um espetáculo à parte, mostrando que naquele momento o mundo era dos guitarristas de origem sueca – basta lembrar quem era a nova sensação nas seis cordas. O Hammerfall a regravaria posteriormente na compilação de covers Masterpieces. Para fechar a mil por hora, a alucinante “Dance The Night Away”, com seu riff totalmente na escola Blackmore e ritmo pulsante.



Wings Of Tomorrow despertou a atenção da gravadora CBS, que ofereceu um contrato de distribuição internacional ao Europe. Antes de partir para a fama e glória, algumas mudanças na formação foram necessárias, como a efetivação do já citado Mic Michaeli e a troca de baterista, com Tony Reno saindo para a entrada de Ian Haugland. O resto é aquilo que todos acompanharam o desenrolar. Mesmo com narizes torcidos para os teclados de “The Final Countdown” ou a melosa “Carrie”, é injusto jogar toda a carreira da banda no lixo especificamente por essas duas músicas. Baixe e descubra porque o próprio Joey Tempest considera esse um dos discos mais importantes da história do grupo. Nota 10 com louvor!

Joey Tempest (vocals, keyboards, guitars)
John Norum (guitars)
John Leven (bass)
Tony Reno (drums)

01. Stormwind
02. Scream Of Anger
03. Open Your Heart
04. Treated Bad Again
05. Aphasia
06. Wings Of Tomorrow
07. Wasted Time
08. Lyin' Eyes
09. Dreamer
10. Dance The Night Away

Link nos comentários
Link on the comments


JAY

10 comentários:

Anônimo disse...

Europe – Wings Of Tomorrow [1984]

54 MB
192 kbps

http://www.multiupload.com/GNAWPKZ1NJ

Eduardo Paiva disse...

Por incrível que pareça, estava pensando nesse álbum do Europe hoje à tarde! Conheço o Europe do "The Final Countdown" até os dias de hoje e justamente estava me questionando o motivo de eu não ter procurado conhecer a banda antes do TFC. Eu até sabia que a banda já havia lançado material que tinha o nome com "Wings" alguma coisa. Vou baixar para matar a curiosidade e curtir! Valeu Combe, Valeu Jay!

Vince Garcia disse...

Em meu blog também fiz uma resenha desse álbum, e tenho que concordar que é o melhor da banda, mas não em termos comerciais, é claro. Começar pelo Final Countdown é uma boa, e depois passar a conhecer os outros é o caminho. Ótimo post ! Caso for de sua vontade, comente no meu blog.

http://vincemaidenmaniaco.blogspot.com/

Anônimo disse...

baixando pra conhecer....

Ricardo Brovin disse...

Digo e repito, Europe a banda que não tem um play ruim sequer!!!!são foda...parabéns pelo post!!!

Anônimo disse...

massa, vou baixar em respeito ao John Norum, curto muito esse cara

abraços

Anônimo disse...

the power metal europe hauhauha muito bom hein

pedro disse...

Opa, gosto muito de Incubus, mas nao encontrei nada relacionado aqui. Algum motivo em especial ? Se não apreciaria muito se alguem pudesse disponibilizar algumas informaçoes sobre a banda e abuns. A proposito muito bom o albuem do Europe! Obrigado e bons trabalhos a todos do Blog! Abraços

Jay disse...

Sim, nosso bom gosto e bom senso.

Boo disse...

Realmente tinha muito preconceito com Europe por causa do Final Countdown, mas depois de ouvir o Start from the Dark comecei a mdar de idéia, vou dar uma conferida nesse pra ver como era o som da banda nos primordios.