Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Blues Etílicos - Dente de Ouro [1996]



(Link nos comentários - link in the comments)

O Blues Etílicos provavelmente é a banda mais projetada do blues brasileiro e uma das mais respeitadas na cena internacional. Com 9 discos e 1 ao vivo, não se resumem basicamente a blues. O disco que venho lhes mostrar hoje é uma nobre e bem produzida fusão de bons ritmos.

O frontman da banda é ninguém menos que Flávio Guimarães, um dos gaitistas mais respeitados e habilidosos do mundo do blues, além de endorser da fabricante mais tradicional de gaitas do mundo - a Hohner. Flávio já lançou 19 CDs, sendo 10 deles com a banda. Dentre suas influências estão lendas do blues como Muddy Watters e gaitistas como Little Walter e Sonny Boy Williamson. Tocou ao lado de nomes como B.B King, John Lee Hooker, Robert Cray, Buddy Guy e de figuras nacionais como Zélia Duncan, Almir Sater, Ed Motta e Cássia Eller, culminando numa apresentação com Paulo Ricardo no Rock In Rio II. Suas composições e seu timbre também tem muitos elementos da música brasileira.

Ao lado de Flávio, Cláudio Bedran (baixo) e Otávio Rocha (guitarra) fundaram o Blues Etílicos, que está na atividade desde 1986, fazendo shows por casas brasileiras e internacionais. Em 87, ingressou à banda o guitarrista norte-americano Greg Wilson, diretamente do Mississipi, graduado em música pela Universidade da Carolina do Sul. Além da guitarra, divide os vocais com Flávio Guimarães e toca trompete, presente em algumas faixas do Dente e Ouro. Para assumir a percussão, veio Gil Eduardo, que mais tarde cedeu o lugar a Pedro Strasser, preenchendo totalmente as baterias. Otávio Rocha, o guitarrista dono do estúdio de garagem onde surgiu o Blues Etílicos, se auto-declara riffmaníaco, com uma técnica minuciosa e peculiar no uso do slide. E o baixista Cláudio Bedran atua como compositor de grande parte do repertório de músicas em português da banda.


Flávio Guimarães

Dente de Ouro é um álbum bastante inventivo e traz excelentes releituras e novas composições. Elementos como os antigos microfones bullet, das mais tradicionais gaitas de Chicago e pedais de expressão em algumas faixas mostram a versatilidade e experiência da lineup, além das músicas presentes na obra. Canceriano Sem Lar é de Raul Seixas, o velho Clínica Tobias Blues, numa versão mais matinal, entrando bem no tema. Liberdade é um blues com os primeiros versos tirados de Fernando Pessoa, que fala sobre o prazer da irresponsabilidade e de não cumprir um dever. O instrumental William's Influence é claramente baseada no hino da gaita cromática A Good Girl Is Hard To Find do grande gaitista William Clarke, já tocada por Flávio Guimarães nesse vídeo numa versão memorável, mais puxada ao jazz, um tom acima do original.

A faixa-título, uma canção popular, fala em coro "toda mulher ciumenta, se eu fosse a morte, eu matava". Com uma levada de berimbau e uma letra que pega fácil, é divertida e definitivamente um dos destaques do Dente de Ouro. Outro destaque é O Sol Também Me Levanta, contando de novo com a incrível gaita de Flávio numa história de ressaca: "é nessas horas que eu digo pra mim mesmo / nunca mais eu vou beber / mas vem caindo a tardinha / preparo outra caipirinha". Águas Barrentas realmente lembra as composições de Muddy Watters, porém com timbres completamente diferentes. Misty Mountain é uma das composições acústicas da banda, com as linhas de voz e gaita extremamente agradáveis de Greg Wilson e Flávio Guimarães respectivamente. Influências funk também estão presentes em canções como Dromedário, Cerveja e Albert's Mix (em homenagem a, provavelmente, Albert King, importante guitarrista que tocava com a Flying-V de cabeça pra baixo). O disco se encerra com um cover do instrumental Little Martha, da The Allman Brothers Band, numa versão muito cativante e gostosa de ouvir, com baixo, gaita e percussão. Definitivamente minha favorita do disco.

Dente de Ouro não é só mais um disco de blues. É um disco de excelente música, totalmente eclético e criativo. Um dos meus discos favoritos. E viva o blues!

(Link nos comentários - link in the comments)

Setlist:
01. "It's My Soul" (R. Eart, S. Gomes) - 3:11
02. "O Sol Também Me Levanta" (Cláudio Bedran, Flávio Guimarães) - 3:01
03. "Cachorrada" (Otávio Rocha) - 4:21
04. "Dente de Ouro" (domínio público) - 3:45
05. "Dromedário" (Bedran, Rocha) - 4:29
06. "Misty Mountain" (Rocha, Greg Wilson) - 4:09
07. "Texas Frogs" (Rocha) - 4:07
08. "It Ain't Easy" (Wilson) - 3:30
09. "William's Influence" (Guimarães) - 3:28
10. "Canceriano Sem Lar (Clínica Tobias Blues)" (Raul Seixas) - 3:01
11. "Albert's Mix" (Bedran, Guimarães, Rocha, Wilson, Pedro Strasser) - 0:54
12. "Águas Barrentas" (Bedran, Rocha) - 3:02
13. "Mambo Chutney" (Bedran, Strasser) - 1:28
14. "Liberdade" (Márcia de Carvalho, Fernando Pessoa) - 3:04
15. "Elefante" (Bedran, Guimarães, Rocha, Wilson, Strasser) - 1:15
16. "Cerveja" (Bedran, Wilson, Fausto Fawcett) - 3:31
17. "Little Martha" (Duane Allman) - 2:43


Lineup:
Greg Wilson - guitarra, voz
Flávio Guimarães - gaita, voz
Otávio Rocha - guitarra
Cláudio Bedran - baixo
Pedro Strasser - percussão


Upload por Lovemma


7 comentários:

Anônimo disse...

Download - Dente de Ouro

Besta Fera disse...

São postagens como essa que me fazem gostar tanto da Combe. Um ótimo disco pra curtir o fim de semana.

Guilherme Gonçalves Damasceno disse...

Valeu! É bom demais pra ouvir no carro ou tranquilão em casa.
Meus próximos posts serão mais dedicados à divulgação de gaitistas de blues e rock, principalmente brasileiros.

jantchc disse...

não sou muito fã de blues, mas lembro q eu ouvi este cd na epoca em q saiu e eu adorava..

ouvi ele novamente um tempinho atras e continuei gostando..

ótimo cd..

Fábio Lúcio Meira disse...

Camaradas. Se vcs tiverem condições, postem álbuns solos do Flávio. Tenho dois e garanto. Vcs vão agradar...

Anônimo disse...

Esta banda é ótima! Só ouvi o primeiro disco deles, vou baixar esse e ver se é tão bom, mas pelo menos pela segunda música, é coisa boa!

Delton disse...

não conheço, conhecendo agora....valeu pessoal !