As raízes do Lynyrd Skynyrd se deram na metade da década de 1960, quando colegas de escola e conhecdos se juntaram para fazer um som. Após ter vários nomes, chegaram à Lynyrd Skynyrd - uma forma diferenciada de se fazer referência ao professor de ginástica do vocalista Ronnie Van Zant, do guitarrista Gary Rossington e do baterista Bob Burns, que suspendia os alunos justamente pelos seus longos cabelos. Não se sabe a reação do professor, mas que eternizaram o cara, isso é fato. (risos)
Após muitos ensaios, shows, tentativas de contrato com gravadoras e mudanças de line-up, os caipiras de Jacksonville foram descobertos pelo multi-instrumentista e produtor Al Kooper, que garantiu um contrato na MCA Records para os mesmos, que já estavam predestinados ao sucesso.
"Pronounced 'leh-'nerd 'skin-'nerd", "Pronounced" ou simplesmente o álbum auto-intitulado, foi um petardo revolucionário e digno de ser ovacionado, pois realizou uma espécie de evolução com o trabalho anteriormente apresentado por conjuntos como The Allman Brothers Band, cruzando Rock n' Roll com Blues e Country de uma forma madura, consistente, com refrões cantaroláveis e solos de guitarra impressionantes.
Após muitos ensaios, shows, tentativas de contrato com gravadoras e mudanças de line-up, os caipiras de Jacksonville foram descobertos pelo multi-instrumentista e produtor Al Kooper, que garantiu um contrato na MCA Records para os mesmos, que já estavam predestinados ao sucesso.
"Pronounced 'leh-'nerd 'skin-'nerd", "Pronounced" ou simplesmente o álbum auto-intitulado, foi um petardo revolucionário e digno de ser ovacionado, pois realizou uma espécie de evolução com o trabalho anteriormente apresentado por conjuntos como The Allman Brothers Band, cruzando Rock n' Roll com Blues e Country de uma forma madura, consistente, com refrões cantaroláveis e solos de guitarra impressionantes.
Logo de cara, com "I Ain't The One", percebe-se que os caras não estavam pra brincadeira: a contagiante e grooveada canção permanece até hoje como um dos carros-chefe e indispensável em qualquer "best of" que seja feito para o grupo. O ritmo cai com a belíssima balada "Tuesday's Gone", liderada pela emoção impressa na voz de Ronnie e minuciosamente detalhada, chegando a ter uma orquestra em sua passagem instrumental, mas logo os ânimos são retomados com a cativante "Gimme Three Steps", onde Gary dá um show nas seis cordas e dá uma aula de como se fazer Southern Rock.
Novamente o cenário fica mais calmo com a perfeita "Simple Man", outra balada repleta de feeling e que até hoje consegue não soar piegas. Mas as faixas seguintes mantém a sonoridade "música de cabaré de beira de estrada" com a sequência matadora de "Things Goin' On", "Mississipi Kid" e "Poison Whiskey" - esta, endiabrada e digníssima de se ouvir no talo, é uma referência à lenda do Blues, Robert Johnson.
E se o ouvinte acredita que a perfeição fora atingida no andamento de "Pronounced", com certeza o mesmo não ouviu o lendário fechamento: "Free Bird" emociona até pedra durante seus 9 minutos de duração. Inicialmente, com um riff no slide e o piano mágico de Billy Powell, Ronnie tem uma base excelente para, novamente, cantar com muito sentimento em sua voz anasalada. A bela letra dá uma sensação de liberdade à qualquer indivíduo que preste atenção na mesma, e quando menos se espera, o ritmo se acelera e é hora de Allen Collins brilhar com um dos solos de guitarra mais divinos da história - e a divindade é tanta que dura 5 minutos e ainda inclui outras duas guitarras solando!
Com muita classe fecha-se "Pronounced", que hoje já vendeu mais de 6 milhões de cópias nos Estados Unidos e permanece como um clássico inconstestável da música em geral. Além disso, "Free Bird" chegou ao top 20 das paradas estadunienses e o play, de uma forma geral, deu credibilidade para que os caipiras fizessem muita música boa nos anos seguintes. Com muito whiskey e bacon, "Pronounced" merece uma conferida daquelas!
Novamente o cenário fica mais calmo com a perfeita "Simple Man", outra balada repleta de feeling e que até hoje consegue não soar piegas. Mas as faixas seguintes mantém a sonoridade "música de cabaré de beira de estrada" com a sequência matadora de "Things Goin' On", "Mississipi Kid" e "Poison Whiskey" - esta, endiabrada e digníssima de se ouvir no talo, é uma referência à lenda do Blues, Robert Johnson.
E se o ouvinte acredita que a perfeição fora atingida no andamento de "Pronounced", com certeza o mesmo não ouviu o lendário fechamento: "Free Bird" emociona até pedra durante seus 9 minutos de duração. Inicialmente, com um riff no slide e o piano mágico de Billy Powell, Ronnie tem uma base excelente para, novamente, cantar com muito sentimento em sua voz anasalada. A bela letra dá uma sensação de liberdade à qualquer indivíduo que preste atenção na mesma, e quando menos se espera, o ritmo se acelera e é hora de Allen Collins brilhar com um dos solos de guitarra mais divinos da história - e a divindade é tanta que dura 5 minutos e ainda inclui outras duas guitarras solando!
Com muita classe fecha-se "Pronounced", que hoje já vendeu mais de 6 milhões de cópias nos Estados Unidos e permanece como um clássico inconstestável da música em geral. Além disso, "Free Bird" chegou ao top 20 das paradas estadunienses e o play, de uma forma geral, deu credibilidade para que os caipiras fizessem muita música boa nos anos seguintes. Com muito whiskey e bacon, "Pronounced" merece uma conferida daquelas!
01. I Ain't The One
02. Tuesday's Gone
03. Gimme Three Steps
04. Simple Man
05. Things Goin' On
06. Mississippi Kid
07. Poison Whiskey
08. Free Bird
Ronnie Van Zant - vocal
Gary Rossington - guitarra solo em 2 até 5 e 7, guitarra base
Allen Collins - guitarra solo em 1 e 8, guitarra base
Ed King - baixo, guitarra base, guitarra solo em 6
Billy Powell - teclados, piano, órgão Hammond
Bob Burns - bateria
Gary Rossington - guitarra solo em 2 até 5 e 7, guitarra base
Allen Collins - guitarra solo em 1 e 8, guitarra base
Ed King - baixo, guitarra base, guitarra solo em 6
Billy Powell - teclados, piano, órgão Hammond
Bob Burns - bateria
Músicos adicionais:
Al Kooper (Roosevelt Gook) - baixo em 2 e 6, mellotron em 2 e 8, mandolin em 6, órgão em 4, 7 e 8
Robert Nix - bateria em 2
Bobbi Hall - percussão em 3 e 5
Steve Katz - gaita em 6
Robert Nix - bateria em 2
Bobbi Hall - percussão em 3 e 5
Steve Katz - gaita em 6
(Links nos comentários - links on the comments)
by Silver
15 comentários:
Link:
http://lix.in/-7fbce0
É a perfeição em forma de disco
sem mais...
Esse ai merece um comentário por download, discaço, perfeito! vlw combe!!!
Se algum dia precisarem resumir td história do Rock em um disco, este é a obra!
O álbum que mudou minha vida. *-*
Simple Man, som fodástico!!!
Perfeito para todas as idades!!
É a perfeição em forma de disco [2]
Essencial para os fãs de boa música, clássico atemporal e indefectível! Parece bom, hein?? Quem nuncaouviu deve ouvir AGORA!!
Simplesmente perfeito! mandou muito bem no post!
Na minha opinião, o melhor disco de southern rock da história.
E olha que sou fã de carteirinha dos Allman Brothers...
Maravilhoso!! Tem que postar mais coisas do Lynyrd!
Ae! Valeu pelo download! :D
Lynyrd é Lynyrd e esse albúm é tudo e todo perfeito \o/
Esse tem só duas das melhores musicas já compostas FreeBird e Simple Man.
vlw por esta pérola do rock
abrçs
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