Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Van Halen - Van Halen [1978]


Um vocalista performático e um dos maiores frontmans da história do rock. Um guitarrista que é aclamado como um dos melhores de todos os tempos, que popularizou várias técnicas no instrumento, sendo a mais conhecida delas o two hands (ou tapping, como você preferir chamar). Um baixista que além de tocar muito, tem excelentes vocais de apoio e um baterista que faz seu trabalho com extrema competência. Essa união resultou na formação de uma das maiores bandas de todos os tempos, o Van Halen.

Banda que primeiramente foi descoberta por ninguem menos que Gene Simmons, que ao vê-los tocando em um bar, ficou impressionado com o som e com o que viu, e financiou a gravação de uma demo, mas que não teve logo de cara uma boa recepção por parte das gravadoras, por acharem que deveriam investir no disco no que no rock n'roll. Mas isso mudaria um ano mais tarde, quando o produtor Ted Templeman ouviu eles novamente tocando no mesmo bar que Simmons os ouviu tocando um ano antes, e sem titubear assinou um contrato com eles, para a gravação de seu primeiro disco, que se tornaria uma das grandes influências para as bandas de Hard Rock americanas que surgiriam na década seguinte.

E abrindo este discaço, temos "Runnin' With the Devil", que já dá uma pequena amostra do que viria daqui para a frente: guitarras cheias de distorção, um vocalista cantando muito,linha de baixo hipnotizante, um baterista descendo o braço e refrães grudentos e pegajosos. Sim amigo, rock em seu estado bruto e daqueles que fazem se apaixonar na primeira audição. E sem tempo de respirar somos presenteados com um pequeno show nas guitarras de Eddie Van Halen, assombrando todo o mundo com "Eruption", onde houve a popularização do tapping e mostrando a sua condição de guitar hero. Quando o mundo pensava que não existiria nenhum outro como Jimi Hendrix ou alguém que revolucionasse o jeito de tocar guitarra, aparece essa pequena obra prima. Incrível, tanto que para se ter idéia, na época a mesma foi criticada por acharem que havia sido gravada por uma máquina.


E mantendo o nível lá em cima, vem o cover da clássica "You Really Got Me", originalmente gravada pelo Kinks e que foi superada facilmente pela excelente e empolgante versão feita pela banda aqui, mostrando o talento dos envolvidos, sendo difícil de se destacar quem se sai melhor. "Ain't Talk About Love" é daqueles rocks para serem cantados a plenos pulmões, um verdadeiro hino rocker, tendo como seus principais destaques os riffs marcantes e solo matador apresentado por Eddie, baixo pulsante de Anthony e refrão divertido e empolgante da mesma.

Outro grande momento desse disco é "Jamie's Crying" onde apareceria pela primeira vez de maneira mais latente uma das características do Van Halen, os potentes backing vocals a cargo de Michael Anthony, além de ter um dos refrães mais tocantes da carreira da banda, e ainda assim mantendo o nível de diversão lá em cima. E Anthony ainda brilharia em "Atomic Punk", cavalgando de maneira desenfreada em seu baixo na música mais densa desse brilhante registro. E não destacarei as outras para não aumentar um texto já grande, mas tudo respira a diversão e genialidade destes dinossauros do rock.

Um disco de estréia brilhante de uma banda que influenciaria toda uma geração. Essencial na discografia de qualquer amante do estilo. Clássico no sentido amplo da palavra.

1.Runnin' With the Devil
2.Eruption
3.You Really Got Me
4.Ain't Talkin' 'Bout Love
5.I'm the One
6.Jamie's Cryin
7.Atomic Punk
8.Feel Your Love Tonight
9.Little Dreamer
10.Ice Cream Man
11.On Fire

David Lee Roth - vocal e violão
Eddie Van Halen - guitarra, guitarra elétrica, vocal de apoio
Michael Anthony - baixo, vocal de apoio
Alex Van Halen - bateria


By Weschap Coverdale

14 comentários:

Anônimo disse...

http://www.multiupload.com/576WWYPNQS

romulo disse...

otimo album! bela resenha! faltou citar little dreamer, uma das melhores do disco, e on fire, como o proprio nome ja diz essa é pra incendiar uhauahuaa

jantchc disse...

ótimo post..

por algum motivo nunca ouvi este CD antes

mas agora não tem mais desculpa...

valeu

Frank disse...

então o VH já sabia quem era o Gene antes de 83... interessante

Igor Miranda disse...

Bem antes. Tanto que o solo de Christine Sixteen do Love Gun foi composto pelo próprio Eddie, enquanto ele e Alex gravavam uma demo da música com Gene, isso em 1977. Ace, na gravação do disco, preferiu deixar o solo do cara.

Unknown disse...

E no meio de tanta farofa dentro desta combe, finalmente algo realmente memorável...valeu!!!

Caue Machado disse...

Correu uma lágrima aqui quando vi esse post.
Coração bate diferente quando se fala em =VH=.
Este é o melhor trabalho dos caras, se equiparando apenas ao CLÁSSICO 1984.

Todo eu disse TODO rocker que se preze tem que ter esse play em sua casa.

Como a própria resenha já ressaltou os caras inovaram. Principalmente esse monstro que de chama Eddie Van Halen.

Pra mim este tal de Diamond Dave Lee Roth é O MAIOR frontman que já existiu e existirá. Quando eu crescer quero ser igual a ele e comer tantas quanto ele! =D

Michael e seu perfeito companheiro (o Jack). E casa certinho com Dave.

Alex, pra mim, é o que menos se destaca. Mas nem por isso deixa de esbanjar talento, técnica e sempre surpreendendo, principalmente nas atuações Alive.

Enfim, parabéns. Quem não baixou, baixe! É certeza de música de qualidade.

Unknown disse...

Van Halen.
Sem mais.

Matt disse...

Meu único contato com Van Halen foi uma coletânea que eu baixei uma vez, e só curti uma música ou outra. Acho que é hora de dar outra chance, hehe

Munique disse...

comentando (como prometi), só pra dizer que to baixando pra ouvir aqui no trampo haha muito bom o post, valeu ;)

Felipe disse...

Eu tinha esse cd no meu hd, mas qndo formatei o perdi, estava louco para acha-lo de novo. E onde acho coisas boas do velho e bom Rock n' Roll, Claro no Combi do Iommi.
Obrigado por nos encher de musica boa !

Anônimo disse...

Ta pra nascer uma guitarra com um som tão lindo quanto essa!

Van Halen arrebenta!

Anônimo disse...

O link já era. Algum outro?

Alceu disse...

Baixando classicão! Valeu!