Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Grand Funk Railroad - On Time [1969]


Uma banda comumente massacrada pela crítica americana, mas adorada pela classe trabalhadora e pelos adolescentes no final dos anos 60. É assim que podemos definir a conturbada carreira do Grand Funk Railroad. Enquanto a crítica descia a lenha, o público aclamava e idolatrava a banda, fazendo seus discos venderem que nem água. E tudo começou no Atlanta Pop Festival de 1969, quando sem nenhum disco lançado e ao lado de feras como Led Zeppelin, Janis Joplin e Johnny Winter, a banda rouba a cena e passa de desconhecida a headliner no último dia do mesmo.

Tanto que uma lenda surgiu em uma turnê com o Led Zeppelin no Detroit's Olympia Stadium, em que eles tiveram a energia cortada no meio do show, a mando do empresário do Zeppelin, Peter Grant, devido a intensidade da recepção do público, ainda ordenando que a Terry Knight, empresário deles, que retirasse a banda do palco. Na malandragem, Terry chega ao microfone e diz: "O Led Zeppelin está com medo do Grand Funk Railroad!", causando fúria no público presente, tanto que uma boa parte do mesmo se retirou antes do show do Led Zeppelin, o que ocorreu posteriormente durante a turnê, e o que fez que eles fossem retirados da mesma. Resumindo, algo para poucos e que confirma a febre que eles se tornaram para os americanos.

E isso é fácil de se comprovar ao escutar o disco de estréia da banda, "On Time". O que se ouve durante todo o disco é hard pesado e da melhor qualidade, com generosas doses de blues e virilidade. Não esperem nada muito bonito aqui, o que lhe espera é um som visceral e cheio de testosterona, solos furiosos de bateria, guitarras gritantes e um baixo pesado, fazendo daqueles sons excelentes para acompanhar um gole de cerveja bem gelado, ou até mesmo para extravasar depois de um dia tenso. E abrindo os trabalhos temos a paulada "Are You Ready?", como se já estivesse nos intimidando se estivessemos realmente prontos para o que viria daqui para frente.



E a porrada come literalmente solta durante todo o play, em que a banda coloca peso a quase todas as canções, fazendo variações rítmicas de assombrar, honrando a alcunha de power trio. "Anybody's Answer" tem em suas variações o maior chamariz, enquanto "Time Machine" e "High on a Horse" abusam da dose de blues injetadas e cativam o ouvinte. "T.N.U.C." é uma gigantesca jam de dez minutos, em que Don Bewer rouba a cena, espancando a bateria com solos ferozes, sendo que fica díficil de acreditar que a crítica da época o rotulou como medíocre e com técnicas tenebrosas.

"Heartbreaker" é uma baita power ballad, uma música de emocionar ao longo de seus oito minutos, com execução perfeita de toda banda, mais uma vez abusando do blues e mostrando o poder de fogo que eles tinham, mesmo em uma música mais lenta que as anteriores. E até o final o nível continua lá em cima, sendo que já em seu disco inicial eles alcançaram o disco de ouro e uma turnê com a mesma recepção que tiveram em seus shows iniciais, o que se repetiu em seus discos posteriores.

Um disco recomendado para aqueles que gostam das raízes do hard rock, com muito peso e a influência latente do blues.

1.Are You Ready?
2.Anybody's Answer
3.Time Machine
4.High on a Horse
5.T.N.U.C.
6.Into the Sun
7.Heartbreaker
8.Call Yourself a Man
9.Can't Be Too Long
10.Ups and Downs

Mark Farner - Vocais, Guitarras, Pianos
Don Bewer - Vocais, Bateria
Mel Schacher - Baixo


LINK NOS COMENTÁRIOS
LINK ON THE COMMENTS


By Weschap Coverdale

14 comentários:

Anônimo disse...

http://www.multiupload.com/TXLG9CC91V

jantchc disse...

grand funk é muito bom, pelo menos os 4 primeiros discos..

meu pai q gosta dos caras pra caramba e foi quem me ensinou a gostar tb..

otimo cd e gde resenha..

Jp disse...

Não sabia dessa do Peter Grant. Ótimo texto!

Junior disse...

Gostei da resenha, parabéns pela pesquisa.

Unknown disse...

Nao entendi direito este link ai, precisa se registrar ???

Coelho disse...

Grand Funk Railroad é uma banda excelente, adoro muito o som dos caras.

Anônimo disse...

HEATbreaker é a melhor

sergio guilherme disse...

Não conheço tudo do Grand Funk, mas o que conheço é foda.
Baixando NÁU!

Hairbanger disse...

primeiro deles que comprei ainda em vinil e ouvi na integra foi o fraco Born To Die... dai desencanei de ouvir mais. ainda cheguei a ouvir o disco deles dos 80's e achei mais ou menos... esse review me convenceu a dar uma nova chance pra banda. Baixando agora!!!

Anônimo disse...

Melhor power trio do mundo

Moura disse...

Ótima resenha, excelente disco.

Fico até sem comentários pertinentes a fazer, aqui é o blog do bom gosto.

Valeu por trazer mais cultura musical a todos

Marina disse...

Os primeiros discos dos caras são FODA, mas prefiro o Closer to Home!

Anônimo disse...

inside look out é uma das melhores músicas de todos os tempos! É PERFEITA. procurem e sintam toda a energia, indico ao vio, esta banda é uma no estudio, e outra ao vio, tem a melhor energia que eu já vi!

Anônimo disse...

grand funk é o maximo!!!
pena que nenhum link funcione...