Uma banda comumente massacrada pela crítica americana, mas adorada pela classe trabalhadora e pelos adolescentes no final dos anos 60. É assim que podemos definir a conturbada carreira do Grand Funk Railroad. Enquanto a crítica descia a lenha, o público aclamava e idolatrava a banda, fazendo seus discos venderem que nem água. E tudo começou no Atlanta Pop Festival de 1969, quando sem nenhum disco lançado e ao lado de feras como Led Zeppelin, Janis Joplin e Johnny Winter, a banda rouba a cena e passa de desconhecida a headliner no último dia do mesmo.
Tanto que uma lenda surgiu em uma turnê com o Led Zeppelin no Detroit's Olympia Stadium, em que eles tiveram a energia cortada no meio do show, a mando do empresário do Zeppelin, Peter Grant, devido a intensidade da recepção do público, ainda ordenando que a Terry Knight, empresário deles, que retirasse a banda do palco. Na malandragem, Terry chega ao microfone e diz: "O Led Zeppelin está com medo do Grand Funk Railroad!", causando fúria no público presente, tanto que uma boa parte do mesmo se retirou antes do show do Led Zeppelin, o que ocorreu posteriormente durante a turnê, e o que fez que eles fossem retirados da mesma. Resumindo, algo para poucos e que confirma a febre que eles se tornaram para os americanos.
E isso é fácil de se comprovar ao escutar o disco de estréia da banda, "On Time". O que se ouve durante todo o disco é hard pesado e da melhor qualidade, com generosas doses de blues e virilidade. Não esperem nada muito bonito aqui, o que lhe espera é um som visceral e cheio de testosterona, solos furiosos de bateria, guitarras gritantes e um baixo pesado, fazendo daqueles sons excelentes para acompanhar um gole de cerveja bem gelado, ou até mesmo para extravasar depois de um dia tenso. E abrindo os trabalhos temos a paulada "Are You Ready?", como se já estivesse nos intimidando se estivessemos realmente prontos para o que viria daqui para frente.
E a porrada come literalmente solta durante todo o play, em que a banda coloca peso a quase todas as canções, fazendo variações rítmicas de assombrar, honrando a alcunha de power trio. "Anybody's Answer" tem em suas variações o maior chamariz, enquanto "Time Machine" e "High on a Horse" abusam da dose de blues injetadas e cativam o ouvinte. "T.N.U.C." é uma gigantesca jam de dez minutos, em que Don Bewer rouba a cena, espancando a bateria com solos ferozes, sendo que fica díficil de acreditar que a crítica da época o rotulou como medíocre e com técnicas tenebrosas.
"Heartbreaker" é uma baita power ballad, uma música de emocionar ao longo de seus oito minutos, com execução perfeita de toda banda, mais uma vez abusando do blues e mostrando o poder de fogo que eles tinham, mesmo em uma música mais lenta que as anteriores. E até o final o nível continua lá em cima, sendo que já em seu disco inicial eles alcançaram o disco de ouro e uma turnê com a mesma recepção que tiveram em seus shows iniciais, o que se repetiu em seus discos posteriores.
Um disco recomendado para aqueles que gostam das raízes do hard rock, com muito peso e a influência latente do blues.
1.Are You Ready?
2.Anybody's Answer
3.Time Machine
4.High on a Horse
5.T.N.U.C.
6.Into the Sun
7.Heartbreaker
8.Call Yourself a Man
9.Can't Be Too Long
10.Ups and Downs
Mark Farner - Vocais, Guitarras, Pianos
Don Bewer - Vocais, Bateria
Mel Schacher - Baixo
LINK NOS COMENTÁRIOS
LINK ON THE COMMENTS
By Weschap Coverdale
14 comentários:
http://www.multiupload.com/TXLG9CC91V
grand funk é muito bom, pelo menos os 4 primeiros discos..
meu pai q gosta dos caras pra caramba e foi quem me ensinou a gostar tb..
otimo cd e gde resenha..
Não sabia dessa do Peter Grant. Ótimo texto!
Gostei da resenha, parabéns pela pesquisa.
Nao entendi direito este link ai, precisa se registrar ???
Grand Funk Railroad é uma banda excelente, adoro muito o som dos caras.
HEATbreaker é a melhor
Não conheço tudo do Grand Funk, mas o que conheço é foda.
Baixando NÁU!
primeiro deles que comprei ainda em vinil e ouvi na integra foi o fraco Born To Die... dai desencanei de ouvir mais. ainda cheguei a ouvir o disco deles dos 80's e achei mais ou menos... esse review me convenceu a dar uma nova chance pra banda. Baixando agora!!!
Melhor power trio do mundo
Ótima resenha, excelente disco.
Fico até sem comentários pertinentes a fazer, aqui é o blog do bom gosto.
Valeu por trazer mais cultura musical a todos
Os primeiros discos dos caras são FODA, mas prefiro o Closer to Home!
inside look out é uma das melhores músicas de todos os tempos! É PERFEITA. procurem e sintam toda a energia, indico ao vio, esta banda é uma no estudio, e outra ao vio, tem a melhor energia que eu já vi!
grand funk é o maximo!!!
pena que nenhum link funcione...
Postar um comentário