Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow [1967]

E aqui está um dos meus discos favoritos, daqueles que eu colocaria em qualquer lista de indispensáveis, que foi e é totalmente influente no mundo do Rock N' Roll, de uma das maiores bandas da onda do Rock Psicodélico, ou do "Acid Rock", como algumas pessoas rotulam.

O Jefferson Airplane foi uma das mais importantes bandas dos anos 60, de uma maneira geral, que seguiu a onda de praticamente todas as bandas da sua geração, mas com muito mais criatividade, feeling e qualidade das letras, isso sem contar com seus instrumentistas, que eram extremamente geniais e sabiam realmente fazer arranjos extremamente complexos para a época, coisa que várias bandas psicodélicas tentavam fazer e não conseguiam, acabavam soando repetitivas e chatas.

A banda também é tida como uma das mais importantes do movimento contracultural dos anos 60, por ser totalmente chocante aos olhos da sociedade mais conservadora, devido ao modo que se vestiam, a temática de várias músicas e o excessivo consumo de drogas, principalmente o LSD, que era a "droga do momento".

"Surrealistic Pillow" foi o segundo disco do grupo e é tido como um dos marcos do movimento contracultural, além de marcar a estréia da ótima vocalista Grace Slick e do baterista Spencer Dryden, que era um baterista de Jazz frustrado, completando o que seria considerado como o melhor line-up de todas as encarnações do conjunto até hoje. O álbum ainda conta com o dedo do guitarrista do Grateful Dead, Jerry Garcia, que, além de produzir o álbum, tocou guitarra em algumas faixas.

O álbum lançou 2 hit-singles: "White Rabbit" e a poderosa "Somebody To Love", que fizeram o disco chegar à 3ª posição do Hot 100 da Billboard, e fez com que ele se tornasse o que é hoje em dia, um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a Rolling Stone, e um marco do Rock N' Roll, que merece ser ouvido por todos.

O que temos aqui é Psicodelia ao extremo, com várias passagens de música Folk, com vários violões, flautas e gaitas, misturados às guitarras com distorções pesadas para a época, fazendo com que os instrumentais se tornem totalmente furiosos e frenéticos em várias das músicas. Temos que levar em consideração também os vocais, carregados pelo Marty Balin e pela Grace Slick, fazendo vários duetos incríveis em várias das músicas, mas também merecendo seu destaque individual, como em músicas como "She Has Funny Cars", "Somebody To Love" (onde Grace dá uma aula de vocais), "My Best Friend", "Comin' Back To Me", "3/5 Of A Mile In 10 Seconds" e "White Rabbit", que são fundamentais para qualquer um que seja um aspirante à vocalista.

Enfim galerinha, acho que após a leitura do texto, ficou subentendido que o álbum é uma pérola do mundo da música e que deve estar SEMPRE não apenas em sua coleção virtual, mas na física também, e eu garanto a vocês: o gostinho de "quero mais" aparecerá sempre.

Marty Balin - Vocals, rhythm guitar
Grace Slick - Vocals, organ, piano, flute
Paul Kantner - Rhythm guitar, backin' vocals
Jorma Kaukonen - Lead guitar, backin' vocals
Jack Casady - Bass
Spencer Dryden - Drums, percussion

1. She Has Funny Cars
2. Somebody To Love
3. My Best Friend
4. Today
5. Comin' Back To Me
6. 3/5 Of A Mile In 10 Seconds
7. D.C.B.A. -25
8. How Do You Feel
9. Embryonic Journey
10. White Rabbit
11. Plastic Fantastic Lover

Link nos comentários / Link on the comments

Bruno Gonzalez

9 comentários:

Anônimo disse...

http://www.4shared.com/file/98eADn8r/JeffersonAirlane-SurrPillow_by.html

Petrick Tony disse...

Muito bom!

Jp disse...

Grande post!

Anônimo disse...

a Grace é mó pitel S2

Fábio ASA disse...

Os vocais de Grace (J. Airplane) e Annie Haslam (Renaissance)são passaportes para uma viagem absurdamente maravilhosa!!

Anônimo disse...

Muito foda! Valeu!!

Anônimo disse...

não conhecia mas baixei eh muito legal!
adorei

Tony Water disse...

ela é um brotinho mesmo,I love you Grace slick

Elias disse...

Dá para postar tambem o essêncial "Volunteers" de 1969? Outro Seminal disco dessa lendária banda. Também poderia postar alguma coissa do Hot Tuna seminal grupo derivado de dissidências no Jefferson Airplane, os discos "Burgers" (1972) e "Hot Tuna"(1970)estão entre os maiores lançamentos do período. Blog Maneiro, Parabéns.