Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Haystack - Right At You [1996]



Em meio a todo radicalismo do cenário da música pesada, surgiu esse projeto formado por duas forças distintas do Rock/Metal sueco. Com a intenção de mostrar aos fãs desmiolados que existe proximidade, ou ao menos, possibilidade de misturar a crueza do Punk Rock atual com uma pegada voltada pro Death Metal 'groovado' tendendo pro Stoner Rock, Uffe Cederlund, ex guitarrista e um dos fundadores da banda de Death Metal Entombed, onde permaneceu até 2007, se juntou ao baixista Johan Blomqvist do grupo de Sleaze Rock Backyard Babies, e deram início a essa peculiar união.

À época, curiosamente, ocorria a mudança de estilo de ambas as bandas principais dos fundadores do Haystack, e foi neste ínterim que o projeto lançou seu primeiro trabalho, "Right at You", em 1996 por um selo que também lançava seu primeiro disco, o que obviamente não lhe traria nenhuma possibilidade de crescer ou ter o mínimo de destaque, logo a recepção desse material não deve ser levado em consideração. Um som cru e violento caracterizando a veia old school, misturado a alguns mínimos efeitos dando uma cara moderna, é o que se encontra aqui. A conjunção da sonoridade Stoner do Entombed em discos como "To Ride, Shoot Straight and Speak the Truth" e "Same Difference" com o lado mais Punk Rock do Backyard Babies apresentado a partir do "Total 13", paira em "Right At You" do começo ao fim.

As faixas diretas como "Inside", "Away" e "Fire" soam como um Backyard Babies mais pesado e agressivo, com Uffe Cederlund cantando impiedosamente aos berros e um baixo estrondoso. Já "Low" lembra o Garage Rock dos dois primeiros discos do The Hellacopters, uma pancadaria sem dó nem misericórdia. Para os fãs do Entombed pós-Wolverine Blues, foram compostas "Self-Humiliation", "Ghost" e "Flogged" que remetem demais às composições Doom/Stoner do Entombed, como "Scottish Hell", "High Waters" e "Boats", aqueles sons que quando você dá conta de si, já está descabelado batendo cabeça seja onde estiver (o que é pior e muitas vezes constrangedor). "Black Sheep/Get Lost" é um chute no estômago com uma pegada devastadora e "Down" é a mais curiosa de todas, com uma levada idêntica a de "Payback" do Backyard Babies, que tem uma grande semelhança com a "Big Bang Baby" do Stone Temple Pilots, mesmo sendo mil vezes melhor.

Isso tudo só serve pra demonstrar que não existe uma distância tão grande entre os "posers" do Sleaze com a "carnificina" do Death Metal, e põe todas as teses imbecis de superioridade dos fãs radicais por água abaixo. É certo que aqui não se tem nada do Death Metal tradicional, mas há resquício evidente do Death Metal cheio de groove do Entombed, ainda que seja de sua fase menos Death, e isso misturado à sonoridade do Backyard Babies, mesmo que com uma abordagem mais brusca do seu lado Punk. De qualquer forma, esse disco é exemplar, consegue unir os estilos de duas bandas diferentes e mostrar que mesmo que haja claras distinções entre ambas, não tem como apontar uma sonoridade como "superior" dentro do Rock ou Metal, cada um trabalha as características pesadas à sua maneira, o que foi sintetizado aqui em "Right At You" da melhor forma.

Apesar do som ser descompromissado e ter uma execução meio largada herdada do Garage Rock, aqui tudo é feito sem desleixo e os caras empregam todos os esforços em tocar seus instrumentos com uma força que dá gosto de escutar. Indicado tanto para fãs do Entombed pós-Wolverine Blues, quanto do Backyard Babies, e admiradores de Punk Rock e Stoner Rock em geral. Para aqueles fãs radicais, eu recomendo que não ouçam esse disco, pois ficarão com um nó na garganta e sem argumentos inúteis pra tentar impor seu gosto.

*Post dedicado aos 'punkeiros' do blog/chat da Combe.

01. Inside
02. Away
03. Low
04. Self-Humiliation
05. Joke
06. Ghost
07. Black Sheep/Get Lost
08. Flogged
09. Fire
10. While The City Breathes
11. Down

Uffe Cederlund - Vocals, Guitar
Johan Blomqvist - Bass
Jonas Lundberg - Drums

(Links nos comentários - links on the comments)

Dragztripztar

3 comentários:

Anônimo disse...

http://www.mediafire.com/?khhpik4msztcmgn

Tiago Duarte disse...

Porra! Sou fã de Emtombed e de Backyard e não sabia desse projeto
Vou conferir
Abraço

Gill disse...

Descobri esse projeto agora, sorte a minha que passo as noites lendo as resenhas da Combe..abrçs e vida longa