Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jimi Hendrix - Live At Woodstock [1999]


Todo tipo de roqueiro, dos mais ao menos entendidos, e até mesmo não-roqueiros que tem um pouco de cultura, já ouviram falar do lendário Woodstock Music & Art Fair, o icônico festival acontecido no mês de agosto de 1969 na pequena cidade de Bethel, Nova Iorque, durante o auge do movimento hippie em todo o mundo. Mais de 30 artistas, hoje considerados lendas em seus subgêneros, se apresentaram nos três dias para meio milhão de presentes.

Mas se alguém sempre é lembrado por sua apresentação em meio à tantos monstros como Joe Cocker, Janis Joplin, The Who, Mountain, Santana, Johnny Winter e vários outros, este alguém é Jimi Hendrix. O guitarrista, que havia lançado o lendário álbum "Electric Ladyland" naqueles tempos, estava com uma banda nova: Gypsy Suns And Rainbows. A line-up consistia no próprio Jimi no vocal e na guitarra solo, Larry Lee na guitarra rítmica, Billy Cox no baixo (em substituição à Noel Redding), Mitch Mitchell na bateria e Jerry Velez e Juma Sultan na percussão.

A performance do grupo foi, ao mesmo tempo, linda e caótica. Alguns dos caras, incluindo Jimi, estavam sob efeito de drogas, e o conjunto sequer havia ensaiado para a apresentação. Mas a segurança e a experiência que Hendrix e Mitchell já haviam adquirido tocando juntos nos anos anteriores, além da habilidade exorbitante de todos os integrantes, asseguraram um show autêntico, tal como uma grande "jam", onde os improvisos tomavam conta do corpo de várias canções.


O grande momento do concerto, sem dúvidas, foi a execução improvisada de Jimi do hino nacional norte-americano, "A Bandeira Estrelada" ("The Star-Spangled Banner"). Além de representar uma revolução no campo musical, ao incluir efeitos completamente distorcidos e semelhantes à barulhos de explosões, a versão também serviu como crítica aos Estados Unidos, que, em pleno contexto de Guerra Fria, batalhava com a União Soviética para ver quem dominaria o mundo.

Além desse destaque, é importante ressaltar a presença de petardos do cunho de "Spanish Castle Magic", "Fire", "Purple Haze", "Voodoo Child" e o fechamento apoteótico com "Hey Joe", bem como as várias improvisações que tornam o concerto incontestavelmente único.



O registro, em si, não consta na discografia oficial de Jimi Hendrix. Mas é como uma bootleg oficial, porque a performance foi compilada por Janie Hendrix, Eddie Kramer e John McDermott, que são irmã, engenheiro de som em estúdio e amigo pessoal do guitarrista, respectivamente. A qualidade de som, por sinal, está excelente, já que o áudio foi retirado da mesa de som e foi muito bem tratado para seu lançamento, 30 anos depois do lendário concerto.

Particularmente não tenho a menor simpatia com o movimento hippie. Mas a importância de artistas como Jimi Hendrix vai muito além desse segmento. Esse registro mostra muito bem o porque do guitarrista ser cultuado até os dias de hoje. Não perca tempo e confira!

CD 1:
01. Introduction
02. Message To Love
03. Hear My Train A'Comin
04. Spanish Castle Magic
05. Red House
06. Lover Man
07. Foxy Lady
08. Jam Back At The House

CD 2:
01. Izabella
02. Fire
03. Voodoo Child (Slight Return)
04. Star Spangled Banner
05. Purple Haze
06. Woodstock Improvisation
07. Villanova Junction
08. Hey Joe

Jimi Hendrix - vocal, guitarra
Larry Lee - guitarra base
Billy Cox - baixo, backing vocals
Mitch Mitchell - bateria
Juma Sultan - percussão
Jerry Valez - percussão

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

14 comentários:

Anônimo disse...

Jimi Hendrix - Live At Woodstock [1999]

http://bit.ly/ax5DoU

GrassHoper disse...

Fenomenal, sem nem mais uma palavra!

Anônimo disse...

LENDA, e encerro meus comentários por aqui...

ZORREIRO disse...

Absolutamente nada a comentar.
Obrigado

Natan Vieira disse...

Esse é um artista que todos deveriam baixar sem pestanejar, seja qual for o trabalho e simplesmente deixar um comentário assim: "Baixei e sinto muito por ter lido a resenha antes de faze-lo"
XD

Coelho disse...

Clássico

Natan Vieira disse...

nao sei se é aki no meu pc, mas o link ta dando falha no link

Maria Lu disse...

Belo post, Silver.
Bob Hendrix HAHAHHAHA

jullecosta disse...

caras,raridade como essa e todas as outras ai da combe , a algum tempo atras, viajava de bike uns 30km só para gravar em fita cassete na casa dos headbangers aqui da minha cidade,ah e tem mais as vezes só ia dormir quando ouvia todos que gravava todinho, ficando acordado mas de 48 horas seguidas. Viva o rock...

BORS disse...

Hendrix quebrou tudo no Woodstock, o negão é foda!!

Cristian disse...

Pessoal, o link do 4shared tá quebrado, vocês por acaso teriam outro link?

Anônimo disse...

MUTITO FODA!!

Anônimo disse...

o link não está funcionando!

Lucas disse...

o link nao ta indo