Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tesla - Mechanical Resonance [1986]


O Tesla foi uma das vítimas do movimento Hard Rock. Não por não terem feito sucesso - o reconhecimento sempre foi satisfatório. Mas pelo rótulo de "banda pimposa da Sunset Strip" ter sido atribuído ao seu som, que de pimposo não tinha nada e menos ainda de Sunset Strip, até porque vieram da Califórnia, mas da cidade de Sacramento.

Fundado em 1984 sob a alcunha de City Kidd, o grupo foi convencido a mudar o nome para Tesla dois anos depois, quando estavam gravando o disco dessa postagem. Apesar do nome ser uma homenagem ao cientista Nikola Tesla, de nerds também não tinham nada.

"Mechanical Resonance", a estreia dos caras, chegou às prateleiras ao fim do ano de 1986, logo no auge do famigerado Hair Metal. A associação errônea se deu simplesmente pelo fato de tocarem "Rock pauleira", se vestirem como os roqueiros da época (sem o glamour mas sem parecerem bundões) e terem excursionado com David Lee Roth, Poison e Def Leppard no começo da carreira. "Diga-me com quem andas e eu direi quem és" - nem sempre a máxima vale.

Nunca tire fotos promocionais com os pés para fora

A bolacha apresenta Hard Rock sem muitos dos devaneios Pop da época. São notáveis os flertes com Blues e Heavy Metal - extremo, mas verídico. O Hard Rock está presente, mas com uma proposta mais versátil, sem as fórmulas do gênero. Composições inteligentes se aliaram à uma execução forte e isento dos clichês daqueles tempos, dando originalidade ao apanhado de faixas e diferenciando o Tesla dos grupos pré-fabricados.

A eficaz dupla de guitarristas constituída por Frank Hannon e Tommy Skeoch impressionam por atribuírem riffs muito criativos, ótimos duos e solos arrepiantes. A cozinha de Brian Wheat (baixo) e Troy Lucketta (bateria) é coerente e bem destacada. E o vocal de Jeff Keith pode não impressionar logo de cara, mas tem uma identidade em meio às "barbies" que surgiam, com um vocal rouco e potente.

Era inevitável uma boa recepção para "Mechanical Resonance". Boa música aliada à poderosa Geffen Records só poderia resultar em boas vendas - e foi bem isso que aconteceu. O quinteto conseguiu disco de platina por ter ultrapassado um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos, onde o sucesso foi maior, além de conquistar a 32ª posição nas concorridas paradas da Billboard. O single de "Little Suzi" chegou à 91ª colocação nos charts gerais e 22ª nos especializados em Rock, enquanto "Modern Day Cowboy" atingiu o 35° lugar.



Destaques podem ser atribuídos para a imponente abertura "EZ Come EZ Go", para a neo-zeppeliana "Modern Day Cowboy", para o hino hard-metálico "Cumin' Atcha Live" (dá-lhe guitarras!), para a grudenta "Little Suzi", a bluesy "We're No Good Together". Mas faz-se necessária a ressalva de que trata-se de um belo disco, sem fillers e viciante da cabeça aos pés.

01. EZ Come EZ Go
02. Cumin' Atcha Live
03. Gettin' Better
04. 2 Late 4 Love
05. Rock Me To The Top
06. We're No Good Together
07. Modern Day Cowboy
08. Changes
09. Little Suzi
10. Love Me
11. Cover Queen
12. Before My Eyes

Jeff Keith - vocal
Frank Hannon - guitarra, violão, teclados, mandolin, talkbox, backing vocals
Tommy Skeoch - guitarra, violão, backing vocals
Brian Wheat - baixo, guitarra adicional, backing vocals
Troy Lucketta - bateria, percussão

Músicos adicionais:
Jimmy Maelen - percussão
Michael Barbero - backing vocals

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

19 comentários:

Anônimo disse...

Mechanical Resonance [1986]

Link:
http://bit.ly/hF8uvm

Dragztripztar disse...

Cara, eu até falei semana passada pro pessoal do chat que eu ia postar Tesla e desisti. Foi justamente esse disco, que é o meu preferido deles, apesar de ser o mais "simples".

Ótimo post, mas eu discordo do ponto em que fala que eles não são nerds, pois eles tratavam de temas referidos à engenharia elétrica e sempre relacionando aos feitos do Nikola Tesla. E qualquer pessoa que curte esses lances pra mim é nerd. Se bem que nesse debut as letras seguem mais a fórmula básica do Hard.

Anônimo disse...

Esse album é otimo. E o Tesla é uma das minhas bandas preferidas.

Só faria um destaque a balada Changes, que é emocionante.



Sonny.

Anônimo disse...

não sou fã de tesla, acho todo o material q ouvi da banda até hj bem fraquinho, mas resolvi dar mais uma chance ouvindo esse album inteiro...espero mudar de ideia sobre eles! valew pelo post...

Anônimo disse...

Essa banda era de um nível acida da média, mesmo caindo no grupo das 'hair bands' . Técnica e pegada dando de 10x0 nos Poison da vida.

Eduardo Paiva disse...

Grande álbum! O Tesla é uma das minhas bandas favoritas!
Destaco também a faixa "Cumin' Atcha Live" que é fantástica!
Realmente, o Hard Rock do Tesla destoa do Glam que era praticado na Sunset Strip. ALém disso, é uma banda que não teve o reconhecimento da mídia como merecia.

Diego De Los Santos disse...

Pra mim o grande disco deles é o Bust a Nut... mas esse é egal também...

Anônimo disse...

Mais uma aula de Hard Rock. O Tesla até hoje está aí, por causa de apenas uma qualidade básica que grandes grupos que sobrevivem ao julgamento do tempo possuem: integridade. Todos os seus álbuns são coerentes. Uns mais pesados, outros mais hard. Grande banda e sempre bem-vinda.
OBS: Quase ninguém sabe e muitos atribuem a "idéia" dos acústicos ao Eric Clapton, ou o Bon Jovi. Mas, foi o Tesla a primeira banda a desplugar as guitarras e lançar um (puta) disco acústico.

AlBassPlayer
Curitiba

dnlz disse...

Banda fudida acho que eles só não cairam mais no gosto da moda na época porque o vocalista é feio pracaraiiiii, posso dizer que o que mais projetou eles apesar de ter os albums sempre muito bons foi o disco acústico , ai sim , conheço gente que nem curte muito rock pesado que ama o disco acústico ...five man blab... Eu comprei um tempo atraz um dvd com todos os videos , simplesmente do caraleo com entrevistas e tal . Tesla é uma puta banda nenhum album é ruim inclusive os ultimos são excelentes. Valeu!!!!!

Danilo disse...

O acústico é perfeito!!! Tesla é mto foda, keith canta com o coração!

Igor Miranda disse...

O acústico, "Five-Man Acoustical Jam", já foi postado por aqui. Confiram a postagem também! :)

Z disse...

Um dos melhores discos "farofa" que eu já escutei.

Unknown disse...

Não conheço a banda, mas vou baixar por ser uma espécie de "anti-farofa".






Detesto rock farofa.

ZORREIRO disse...

Cara, já disse em outra postagem: tesla é excelente, mas não dá pra aguentar esse vocal um disco inteiro.
O instrumental é dos melhores do hard rock.
Love me lembra muito Free....

jesusbiblio disse...

Tesla é massa, gosto muito do vocal, pena que eles somem no meio de tanta banda hard mais farofa .

maisquevencedor disse...

Tesla é sensacional. Ótimo album. Ótima banda. Ótimo post. Grande Combe!!!

Raul Krueger disse...

Grande banda!

Lucian disse...

Uma das bandas mais legais do Hard 80's, meu preferido deles é Into the Now.

Rafael disse...

Realmente, uma banda diferenciada. Uma das melhores dos 80's.