Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

domingo, 14 de novembro de 2010

Thin Lizzy - Vagabonds Of The Western World [1973]


O Thin Lizzy se formou em 1969 na capital irlandesa Dublin, como um quarteto constituído por Phil Lynott (voz e baixo), Eric Bell (guitarra), Brian Downey (bateria) e Eric Wrixon (teclados). Logo após o lançamento do primeiro single, que não mais do que 500 cópias, Wrixon abandonou o barco e, sinceramente, não fez a menor falta. O grupo assinou com a Decca Records e lançou seus dois primeiros discos, que tinham uma sonoridade distinta da que os popularizou, pois a influência da música folclórica da Irlanda era mais do que notável, com pouco do Rock n' Roll visceral que os consagraram.

Muitos acreditam que o divisor de águas na carreira do Lizzy é o clássico "Jailbreak", por conta do sucesso comercial e da importância que o mesmo carrega. Mas "Vagabonds Of The Western World", terceiro da discografia, trata-se de um divisor no que diz respeito ao som, pois foi responsável de moldar o estilo de som a ser abordado a partir de então. Não em todos os aspectos, mas no geral e imprescindível.

O trio já estava motivado a incrementar mais peso em sua sonoridade e se convenceu em meados de 1972, após viajarem pelo Reino Unido com os ascendentes Slade e Suzi Quatro, ícones do Glam Rock. Ironicamente, a gravadora colocou "Whiskey In The Jar" nas paradas - a canção é uma releitura de uma canção tradicional da saudosa Irlanda e, mesmo que repleta de boas frases de guitarra, não deixava de ser uma balada. O single foi um sucesso estrondoso tanto no país de origem quanto no Reino Unido e ajudou a popularizar os caras em terras europeias. A música foi incluída na versão lançada em CD, mas não consta na original.

Da esquerda pra direita: Phil Lynott, Brian Downey, Eric Bell

Durante o play, é possível perceber as mudanças logo de cara. As linhas de guitarras de Eric Bell se apresentam bem exploradas, com solos maravilhosos e bases criativas - fator presente no futuro, salientado pelas "guitarras gêmeas" da dupla Scott Gorham e Brian Robertson. A bateria coesa e inspirada de Brian Downey faz muito bem seu papel, sendo decisiva nas composições mais pesadas. Phil Lynott, a alma do grupo, colaborava com linhas de baixo mais destacadas do que de costume, vocais característicos, letras cada vez mais aguçadas e melodias que passeavam sem rodeios pelo Hard Rock, Blues e música celta (com bem menos intensidade agora).

Apesar do sucesso de "Whiskey In The Jar", o full-length não vendeu nem perto do esperado. "Vagabonds Of The Western World" não conseguiu emplacar nas paradas das terras já citadas por conta de suas baixas vendas e os singles de "The Rocker" e "Randolph's Tango" - esta uma faixa avulsa ao play - não foram capazes de melhorar a situação, atingindo posições altas apenas nos charts irlandeses (11ª e 14ª, respectivamente).



Mas este play foi apenas o início de uma trajetória de altos e baixos que a trupe de Phil Lynott e Brian Downey enfrentariam no futuro. Tanto que, meses depois do lançamento do disco, Eric Bell abandonou o barco pois estava desanimado com a música em geral e com a saúde debilitada. O amigo Gary Moore quebrou um galho por um tempo, mas quando sua ajuda teve fim, Lynott e Downey demoraram para encontrarem um substituto. Até que encontrassem a dupla Scott Gorham e Brian Robertson, já haviam sido demitidos da Decca e Brian saiu do grupo, tendo sido implorado para voltar.

O futuro do Thin Lizzy é história: todo mundo sabe. Hoje em dia, sem dúvidas e com muito louvor, "Vagabonds Of The Western World" trata-se de um clássico do Hard Rock setentista. Como disse meu amigo Sueco na postagem original: "discão perfeito para acelerar na estrada e ver até onde vai o horizonte!"

01. Mama Nature Said
02. The Hero And The Madman
03. Slow Blues
04. The Rocker
05. Vagabond Of The Western World
06. Little Girl In Bloom
07. Gonna Creep Up On You
08. A Song for While I'm Away

Bonustracks:
09. Whiskey in the Jar
10. Black Boys On The Corner
11. Randolph's Tango
12. Broken Dreams

Phil Lynott - vocal, baixo, violão
Eric Bell - guitarra, violão, backing vocals
Brian Downey - bateria, percussão

Músicos adicionais:
Jan Schelhaas - órgão em 1 e 2
Kid Jensen - voz em 2
Fiachra Trench - string arrangement on "A Song For While I'm Away"

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

4 comentários:

Anônimo disse...

Vagabonds Of The Western World [1973]

http://www.multiupload.com/EK0H7WCAD9

Unknown disse...

Thin Lizzy é otima essa banda, meu favorito é o Jailbreak mas, esse não deixa de ser um discão!!

sergio guilherme disse...

Discão. Além das músicas comentadas no post, gosto muito de "Mama Nature Said" e "The hero and The Madman".

Alceu disse...

uhul!! valeu combe!