Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Brazen Abbot - Live and Learn [1995]


Brazen Abbot é o projeto do guitarrista búlgaro Nikolo Kotzev, que vive na Finlândia e iniciou sua carreira no grupo sueco Baltimoore. Afora essa multinacionalidade, Kotzev é um pupilo de Ritchie Blackmore que tem uma ótima reputação na Europa e Ásia, e é conhecido, sobretudo, por conseguir reunir grandes nomes do Rock/Metal em seus discos. Para gravar o debut Live and Learn, Kotzev tentou reunir músicos da cena sueca para formar uma banda fixa, o que acabou falhando e o destino lhe pregou uma peça que acabaria por determinar uma das características mais atrativas do seu grupo.

Nikolo chamou os ex membros do Europe, Ian Haugland (bateria) e Mic Michaeli (orgão), além dos ex Malmsteen, Svante Henryson (baixo) e Göran Edman (vocal) para lhe acompanhar em sua banda. Por questões contratuais Göran Edman não pôde gravar o disco integralmente e acabou registrando seus vocais em apenas duas faixas. Foi então que Haugland e Michaeli sugeriram ao Kotzev que chamasse Glenn Hughes - com quem haviam trabalhado antes de ingressar no Brazen Abbot - pra gravar o restante do material, porém, novamente problemas de contrato impediram Hughes de gravar todas as outras faixas e sua participação se limitou a três músicas.

Capa alternativa do lançamento

Diante disso, Kotzev se viu na situação forçada de ter que chamar um terceiro vocalista para terminar de gravar o full lenght. Thomas Vikström, recém saído do Candlemass, foi a última escolha e gravou mais da metade do álbum. Essa fórmula deu tão certo que todos os trabalhos posteriores do Brazen Abbot passaram a apresentar três vocalistas - mas nem sempre os mesmos que participaram do debut. No entanto, essas célebres participações só surtiram efeito devido ao talento de Nikolo Kotzev, que além de tocar guitarra, também cuida dos teclados, piano, violino, percussão e faz sozinho toda a parte de gravação, produção e mixagem.

Em Live and Learn, o Brazen Abbot como todo bom projeto de Rock, flerta com vários estilos. Os sons presentes aqui abrangem os mais diversos gêneros para os mais exigentes gostos: Heavy Metal ("Russian Roulette"), Power Metal ("Children of Today"), Funk Rock ("Clean Up Man"), Blues Rock ("Big Time Blues") e até Hard Rock com o refrão à la Bon Jovi ("When November Reigns"). Independente do estilo adotado na composição, Kotzev sempre faz um trabalho na cola de Ritchie Blackmore (fase Rainbow) e com uma boa dose de virtuosismo na linha de Yngwie Malmsteen.

Capa do relançamento em 2000

Além de ter um lado eclético como compositor Kotzev tem uma inspiração incrível para escrever baladas. Das três baladas feitas para esse debut, duas foram cantadas por Glenn Hughes; a faixa-título e "Miracle" - uma das melhores baladas que eu já escutei, e é indescritível o sentimento que Glenn Hughes passa nessa música. A outra balada é "Shadows of the Moon" com Thomas Vikström fazendo um trabalho belíssimo e um refrão muito bem construído. Não é só nesse disco do Abbot que têm baladas magistrais, mas em todos seus trabalhos, onde é possível compilar uma coletânea de baladas mais emocionante que qualquer um Lovy Metal da vida.



Enfim, é isso o que temos em Live and Learn; um multiinstrumentista talentoso, uma banda formada por músicos consagrados, três grandes vocalistas e sons cheios de classe. Todos os discos do Brazen Abbot são igualmente fenomenais - apenas o Eye of the Storm de 1996 não é tão inspirado, embora seja um bom disco -, e trago aquele que eu tenho uma predileção especial, pois acho que traça muito bem as características que distancia Nikolo Kotzev dos demais guitarristas do estilo, por ter a pegada de um gênio do Rock combinada com toques técnicos do maior expoente do Metal Neoclássico.

01 - Extraordinary Child
02 - No Way Out of Nowhere
03 - Live and Learn
04 - Russian Roulette
05 - Clean Up Man
06 - When November Reigns
07 - Miracle
08 - Big Time Blues
09 - Feeling Like A Rolling Stone
10 - Children of Today
11 - Shadows of the Moon

Thomas Vikström - vocals (on 2, 4, 6, 8, 10 & 11)
Glenn Hughes - vocals (on 3, 5 & 7)
Göran Edman - vocals (on 1 & 9)
Nikolo Kotzev - guitars, keyboards, pianos, violin, percussion
Svante Henryson - bass
Ian Haugland - drums
Mic Michaeli - organ

(Links nos comentários - links on the comments)

Dragztripztar

7 comentários:

Anônimo disse...

http://www.mediafire.com/?jv4h2g2s2xhefih

Igor Miranda disse...

A line-up é fantástica, me sinto na obrigação de conferir.

Rafael (Melão) disse...

Po legal!!! Eu achei q tivesse a discobrafia inteira do Brazzen Abbot, mas não tinha esse! Valeuu!!

jantchc disse...

quem não conhece brazen abbot não sabe o q tá perdendo..

na minha opinião é um dos melhores projetos de rock da historia..

alem dos ja citados, nos proximos discos têm o JLT e o lande..

fala serio, é ou não é foda??

gente fina, tenho toda a discografia dos caras, menos o ultimo ao vivo deles..

será q vc acha isso?

valeu..

jantchc disse...

valeu drag, mas este eu tenho..

ele não é o ultimo ao vivo dos caras, é o 1º..

o ultimo é o live at berkrock..

eu proiuro no google e só acho dvd pra baixar, o cd nem fudendo..

brigado pela força

Dragztripztar disse...

vixe... nem sabia da existência de outro ao-vivo além do Decade. E o mais louco é que não consta na discografia do Brazen Abbot em lugar nenhum, nem no site oficial.

Acho que só deve ter saído em dvd mesmo e ainda não apareceu nenhum espertão pra extrair o áudio e divulgar por aí.

kalunga disse...

conhecí a banda,porque procuro coisas do JLT,daí consegui o dvd de 2004,achei muito bom,agora estou baixando os outros,recomendo,muito bom.