Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Judas Priest – Screaming For Vengeance [1982]


Como hoje é dia do quadro Memórias do Futebol na Van do Halen, vou começar esse post de maneira diferente:

Na Copa do Mundo de 1958, houve um momento que ficou conhecido como “Os maiores cinco minutos da história do futebol”. Aconteceu no jogo entre Brasil e União Soviética, primeira vez que o treinador Vicente Feola escalou Pelé e Garrincha juntos no ataque. Do apito inicial do juiz até a quinta volta do cronômetro, a dupla infernizou a defesa adversária, comandada pelo lendário goleiro Lev Yashin. Foram duas bolas na trave, a jogada para o gol do centroavante Vavá e uma série de dribles que deixaram os soviéticos completamente tontos e sem ação em campo. O mundo nunca tinha presenciado algo parecido.

Aí o leitor deve estar se perguntando o que essa bela história do futebol brasileiro tem a ver com o álbum em questão. É que aqui temos aquilo que podemos chamar de “Os maiores quatro minutos e 22 segundos da história do Heavy Metal”. Assim que você aperta o play, uma introdução inexplicável invade os alto-falantes, fazendo seu queixo despencar até o chão e os olhos arregalar. Ela emenda com um verdadeiro hino do Rock pesado, daquelas músicas que se tornam maiores que a própria vida. A dobradinha “The Hellion/Electric Eye” é algo tão espetacular e único que não hesitei ao escolher como trilha sonora para minha entrada na formatura, há cinco anos. Ouvir até hoje me traz lembranças daquele momento.


Mas esse clássico do Rock não se resume à dobradinha de abertura. Após a consagração definitiva com British Steel, o Judas Priest havia passado por um período de instabilidade criativa em Point Of Entry. O mediano álbum desagradou fãs mais conservadores, trazendo composições bem abaixo da capacidade do grupo. Sendo assim, Rob Halford e companhia chamaram o produtor Tom Allon e trancaram-se no Ibiza Studios, na Espanha, centrando forças na gravação de um disco que não deixaria dúvidas sobre quem eram os reis do estilo. E assim nasceu Screaming For Vengeance, trabalho histórico, daqueles que se tornam verbete de enciclopédia, referência quando se fala em Heavy Metal.

Após o avassalador início, a também imortal “Riding on the Wind” se encarrega de manter o alto nível, junto a “Bloodstone”, som cadenciado com uma bela e simples introdução na guitarra. “(Take These) Chains”, com seu clima denso, marca mais um capítulo da colaboração do compositor Bob Halligan Junior junto ao Priest. Um toque dos primórdios surge em “Pain and Pleasure”, com sua levada setentista. Mas logo a pancada come solta com a explosiva faixa-título, verdadeiro convite ao bate-cabeça desenfreado. Ela abre espaço para o grande sucesso comercial do play, a inesquecível “You've Got Another Thing Comin'”, obrigatória até hoje nos setilists, especialmente quando chega a hora do público fazer a sua parte do show.



Aproximando-se do fim, temos a variada “Fever”, que começa parecendo uma balada e vai crescendo aos poucos. Encerrando o tracklist normal, a fantástica “Devil’s Child”, que volta e meia é lembrada nos concertos. E com justiça, pois é um Heavy Metal com toques de Hard Rock em suas guitarras que empolga qualquer um. Ela também aparece em versão ao vivo nas duas faixas bônus da versão remasterizada lançada em 2001. A outra é “Prisoner of Your Eyes”, que no mesmo ano das reedições foi gravada com algumas mudanças – especialmente na letra – por Rob Halford no polêmico (mas excelente) Live Insurrection.

Screaming For Vengeance recolocou o Judas Priest no topo, resgatando a credibilidade arranhada pelo trabalho anterior. A turnê de divulgação contou com Iron Maiden, Krokus e Uriah Heep como atrações de avertura. Anos mais tarde, o trabalho entraria para a história novamente por se tornar o primeiro a ser disponibilizado na íntegra para o game Rock Band. Nada mal para uma verdadeira obra de arte.

Rob Halford (vocals)
Glenn Tipton (guitars)
K.K. Downing (guitars)
Ian Hill (bass)
Dave Holland (drums)

01. The Hellion
02. Electric Eye
03. Riding on the Wind
04. Bloodstone
05. (Take These) Chains
06. Pain and Pleasure
07. Screaming for Vengeance
08. You've Got Another Thing Comin'
09. Fever
10. Devil's Child

2001 Reissue Bonus Tracks

11. Prisoner Of Your Eyes
12. Devil’s Child (live)

Link nos comentários
Link on the comments


"From an unknown land and through distant skies came a winged warrior. Nothing remained sacred, no one was safe from the Hellion as it uttered its battle cry... Screaming for Vengeance."

JAY

15 comentários:

Anônimo disse...

Judas Priest – Screaming For Vengeance [1982]

120 MB
320 kbps

http://www.mediafire.com/?mmba70e3pwm9hzd

мєαиѕтяєєт disse...

Meu CD favorito do Judas. Deu até vontade de ouvir, hehe

Rafael disse...

320 kbps!? baixando agora!

Anônimo disse...

Disco clássico! Até a capa é a quintessêscia do metal!

Hairbanger disse...

como sendo primeiro disco do Judas Priest que comprei e consequentemente ouvi, acho o Point Of Entry muito bom, acima da média. Quanto ao Screaming For Vengeance... fudido! sem mais

benigna disse...

massa vcs facilitarem ae o ascesso a esses ALBUNS , parabens!

romulo disse...

FODA!

liguei o pc cantando eletric eye hoje uhauhaua

dnlz disse...

Faz muito muito tempo atraz eu havia pedido para uma amiga comprar esse dico para mim , na época do vínil, eu lembro que eu estava doente e quando ela trouxe o disco eu fui ouvir e não gostei, ainda tentei ouvir mais vezes mas não rolou ,fiz até rolo no dia seguinte , eu estava com dor de cabeça resfriado, cabeça gorda geral, moral da história ...
só doente para não gostar dessa obra prima , depois até comprei ele novamente.
Valeu!

Marcus Vinícius disse...

Clássico absoluto do Metal. Quem não gosta de um CD desses tem sérios problemas... Um dos meus favoritos do Judas, junto com o Turbo e o Ram It Down.

Anônimo disse...

puta que pariu!!!

classico

jantchc disse...

otima resenha..

não ouvi este disco ainda, mas to baixando..

Nei disse...

Um álbum que começa com The Hellion, tem no meio Electric Eye, Screaming For Vengeance, You´ve got another thing Comming, Bloodstone e termina com Devil´s Child, não tem como ser ruim ...

Mais uma vez excelente podtagem!

JORJAOFONSECA disse...

Belo Post!!!Judas no auge!!!Clássico do Metal 80!!

Anônimo disse...

mt bom o cd!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Po queria saber com o que eles tavam na cabeça pra deixar essa balada de fora do disco. Seria a maior balada deles, atrás só da Beyond The Realms of Death.