Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

terça-feira, 18 de maio de 2010

Sweet - Desolation Boulevard (Double: USA/EUR) [1974]


O Sweet foi uma das bandas responsáveis pela ascenção do Glam Rock no começo da década de 1970, principalmente no Reino Unido. A extravagância no visual era o atrativo, mas quando se coloca um disco como "Desolation Boulevard" pra rolar, percebe-se que a música está em primeiro plano.

Na época do lançamento deste play, em 1974, os integrantes do Sweet estavam cansados da imagem que passavam com o visual glamouroso e da sonoridade "chiclete" que, apesar de estar dentro do Rock, não se comparava a sons de mais peso. Isso se devia à parceria dos compositores Nicky Chinn e Mike Chapman, que escreviam as canções para eles por ordem da gravadora.

Apesar de Chinn e Chapman terem sido mantidos como compositores da maioria das canções, a banda passou a utilizar um visual mais convencional (apesar de estar com um pé no Glam) e a inserir mais peso nas composições, caracterizando a sonoridade como Hard Rock festeiro e sem frescuras, bem no estilo do Slade, por exemplo.

"Desolation Boulevard" é o segundo álbum que atende tal mudança (o primeiro foi "Sweet Funny Adams") e, como já haviam experimentado antes, nesse play tudo soa com mais firmeza e um pouco mais de maturidade. Mas, claro, sem perder o clima de festa e diversão que os caras sempre passaram nas canções e que marca a identidade do grupo.

Trago-vos as duas versões do play nessa postagem: a americana e a europeia, que trazem diferenças de tracklist, mas todos com música boa. Nos dois cantos e em outros o lançamento fez sucesso, atingindo a 5ª posição nas paradas canadenses, a 9ª nas alemãs, a 13ª nas australianas e a 25ª nas americanas. Além disso, os singles "Fox On The Run" e "The Ballroom Blitz" emplacaram no top 10 de inúmeros países, incluindo Estados Unidos e no Reino Unido, e se consolidaram como hinos incontestáveis do Rock que representaram tal geração.

Valem destaques para "AC/DC" (presente na tiragem americana), "The Six Teens", "Solid Gold Brass" e "Turn It Down" (presente na tiragem europeia), além do cover de "My Generation" do The Who cantado pelo baixista Steve Priest e as já citadas no parágrafo anterior, também sensacionais. Confiram!



Versão inglesa:
01. The Six Teens
02. Solid Gold Brass
03. Turn It Down
04. Medussa
05. Lady Starlight
06. Man With The Golden Arm
07. Fox On The Run
08. Breakdown
09. My Generation (The Who)
10. I Wanna Be Committed
11. Teenage Rampage



Versão americana:
01. Ballroom Blitz
02. The Sixteens
03. No You Don't
04. AC/DC
05. I Wanna Be Committed
06. Sweet F.A.
07. Fox On The Run
08. Set Me Free
09. Into The Night
10. Solid Gold Brass

Brian Connolly - vocal
Andy Scott - guitarra, vocal em "Lady Starlight" e "The Man With the Golden Arm"
Steve Priest - baixo, vocal em "My Generation"
Mick Tucker - bateria, percussão

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

Postagem dedicada ao parceiro Dnlz, aniversariante de hoje, antigo visitante do blog, fã assíduo do visual das "garotas" do Mötley e barreador no estilo Blackie Lawless. Parabéns!

5 comentários:

Anônimo disse...

Desolation Boulevard [1974]

UK VERSION - REINO UNIDO:
http://www.multiupload.com/ZHRIQTHMD4

US VERSION - EUA:
http://www.multiupload.com/IPE873NK3G

Y. A. disse...

Eu baixei o album do reino unido entao..
eu lembro q tinha baixado o americano, daí excluido, e dps voltei a baixar mas foi o europeu

poo, os dois apavora prefiro o americano mas os dois manda mto bem, sweet são os cara (na musica...)

dnlz disse...

Silver meu chapa vc é um cara firmeza , eu sempre fico pensando, essa galera da Combe vai virar tudo redator , editor,vao fazer virar!!Vcs usam muito bem as ferramentas que vcs tem em mãos em pró atividade . Você apavorou!

Quando eu era molecote nos anos 80 , no comecinho quando eu comecei a ouvir um som eu tinha até medo quando eu via fotos do Slade , Sweet , New York Dolls. Passaram os anos e se tornaram as minhas favoritas. E todas as bandas que foram influenciadas tbm.
Obrigado de coração . Valeu!!

fabio disse...

Essa banda é fantástica, junto com o Thin Lizzy são minhas bandas preferidas dos anos 70. Valeu por disponibilizar essas versões aos novos fãs.

Lune disse...

Adorei, estava a procurar por este álbum dos Sweet há muito tempo, é um tipo de som que a maioria do pessoal de hoje que curte rock nem tem ideia da existência, acho que é por que eles não devem ter feito muito sucesso por aqui (conversando com umas pessoas mais velhas eu percebi que a maioria das bandas e artistas de glam/glitter rock tiveram pouca ou nenhuma popularidade no Brasil, não sei se por causa da Ditadura que deve ter censurado bastante). De toda forma, eu queria mostrar esse som pra uns amigos meus. VALEU MESMO!