Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

terça-feira, 15 de junho de 2010

The Derek Trucks Band - Already Free [2009]

"Ele faz a guitarra soar como uma cantora de jazz dos anos 50 ou 60 simplesmente soltando a voz." John Mayer sobre Derek Trucks.

É com essa capa maravilhosa e essa citação bastante sugestiva que começo a resenha de um dos melhores álbuns dos últimos anos. Already Free é uma peça rara de inspiração e musicalidade, que viaja pelos mais diversos gêneros da música negra norte-americana: soul, funk e principalmente o blues.

Por trás dessa obra-prima da música moderna está Derek Trucks, que realmente não é qualquer um. O guitarrista conquistou a crítica, o público e toda a velha guarda do blues com uma habilidade incrível no slide, sendo considerado parte da chamada "nova geração" do estilo. E, só para se ter uma idéia de quem estamos falando, ele é atualmente membro da lendária Allman Brothers Band. Sem mais.


Mas vamos ao disco. Already Free é um trabalho tão versál que realmente fica muito difícil descrevê-lo. Ao apertar o play inicial, você ouvirá a melhor faixa do álbum: "Down In The Flood", fantástico cover de Bob Dylan. É um blues moderno, mas tão southern que te leva direto para uma plantação de algodão nas margens do Mississipi. Aqui, logo de cara, Derek Trucks mostra a que veio, com dois solos indescritíveis de slide. Quanto aos vocais, se a palavra soul pudesse ser transformada em uma voz do século XXI, seria a de Mike Mattison.

A cozinha é a clássica do blues. Aqui tem baixo discreto, teclados muito bem postados e bateria em ótima combinação com outras percussões. Mas em Already Free não existem clichês. Logo na primeira audição é possível identificar um amplo leque de influências nos instrumentos. Isso inclui a guitarra, já que o próprio Trucks foi estudante de jazz.

O disco é uma combinação fantástica de soul e blues. As faixas variam, desde as mais soul, como "Sweet Inspiration" e "Down Don't Bother Me", passando pelas puxadas para o blues, como "Down In The Flood", "Don't Miss Me" e "Get What You Deserve". Mas há muito mais, como a funk "Something To Make You Happy" e as baladas (muito bem) cantadas por Doyle Bramhall II, "Our Love" e "Maybe This Time".

Quanto às outras faixas, destacam-se: "I Know", que traz muito de Allman Brothers, mas tem identidade na presença do soul e da música indiana; a bucólica "Days Is Almost Gone"; e "Back Where I Started", que conta com a voz apaixonante da também guitarrista esposa de Derek Trucks, Susan Tedeschi. Além disso, essa última canção teve o dedo de Warren Haynes no processo de composição.

E por fim, seria um pecado não falar da curta e maravilhosa faixa título, que fecha o disco. A letra de "Already Free" é praticamente um manifesto do estilo de vida sulista.

Por fim, só posso repetir que esse é um dos melhores álbuns dos últimos anos. Sucesso de público e crítica, Already Free se aproxima da perfeição. É talvez o melhor trabalho do blues contemporâneo, que se expande para outros gêneros e os incorpora muito bem. Não é um disco de guitarrista, e sim um play feito por uma banda infinitamente competente. Algo a se descobrir, música cativante, música boa. Não perca tempo e baixe!

01. Down In The Flood
02. Something To Make You Happy
03. Maybe This Time
04. Sweet Inspiration
05. Don't Miss Me
06. Get What You Deserve
07. Our Love
08. Down Don't Bother Me
09. Days Is Almost Gone
10. Back Where I Started
11. I Know
12. Already Free

Derek Trucks - guitarras
Mike Mattison - vocais
Kofi Burbridge - teclados, flautas, vocais de apoio
Todd Smallie - baixo, vocais de apoio
Yonrico Scott - bateria, percussão, vocais de apoio
Cont M'Butu - percussão

Susan Tedeschi - vocais de apoio, vocais em 10
Doyle Bramhall II - vocais em 03 e 07

LINKS NOS COMENTÁRIOS
LINKS ON THE COMMENTS

Jp


12 comentários:

Anônimo disse...

http://www.4shared.com/account/file/aSVLCXVt/DTB_AF_Jp.html

Felipe Kotzen disse...

Adoro a Combe, principalmente qndo postam albuns desse estilo, Blues/Jazz/Soul. Parabéns!!!

Zy disse...

cara, o que posso dizer?
que puta disco!
recomendo!

Anônimo disse...

firmeza mill esse som !

Renan disse...

Fodástico

M.Santos disse...

Oi pessoal tudo bem? Em primeiro lugar gostaria da parabenizar a todos vocês pelo trabalho desempenhado.Parabenizo não só pelo fato de postarem os links das músicas,pois isso muitos fazem,mas pela excelente crítica musical que vocês fazem sobre os Álbuns e os Músicos, estando Longe, de qualquer generalismos, superficialidades ou preconceitos, parabéns! Gostaria de dizer que me ponho a disposição para ajudá-los,caso precisem e queiram, sou estudante de comunicação, e já escrevi artigos sobre música.
Ah não conhecia o the Derek Trucks Band, muuuuuiiiito bom!
Abraço!
Marcos Santos

M.Santos disse...

Oi pessoal tudo bem? Em primeiro lugar gostaria da parabenizar a todos vocês pelo trabalho desempenhado.Parabenizo não só pelo fato de postarem os links das músicas,pois isso muitos fazem,mas pela excelente crítica musical que vocês fazem sobre os Álbuns e os Músicos, estando Longe, de qualquer generalismos, superficialidades ou preconceitos, parabéns! Gostaria de dizer que me ponho a disposição para ajudá-los,caso precisem e queiram, sou estudante de comunicação, e já escrevi artigos sobre música.
Ah não conhecia o the Derek Trucks Band, muuuuuiiiito bom!
Abraço!
Marcos Santos

Lazzureus disse...

Esse "menino" é sobrinho do Butch Trucks do Allman Brothers, que acabou ficando no lugar do Dickey Betts. Porque Gregg Allman mandou embora da banda por Email: O motivo foi que Betts entrava chapado pra fazer os shows e trocava os solos,rsrs. Diria que foi uma substituição perfeita. Os fans de Betts me perdoem, mas Derek toca muito. O que dizer de um album soberbo como esse?
Ainda não ouviu, então não espere.

Bruno "Hate" Gonzalez disse...

Filho do lendário Butch Trucks, baterista do ABB.

Anônimo disse...

valeu pela dica!!!!

Taty disse...

Pessoal
pra quem curte um estilo de funk americano tbm, com um baixo sensacional, recomendo procurarem no 4shared victor wooten, o cara me conquistou, fenomenal.
Curtam a muscia "Victa" no you tube, vao se apaixonar

Zica do Rock disse...

Sonzeira animal!!

valeu comboza!