Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Al Di Meola, John McLaughlin, Paco de Lucia – Friday Night In San Francisco [1981]




Pegue as três maiores feras mundiais das seis cordas. Um do flamenco, um do fusion e outro de estilos indefiníveis e indecifráveis para as cabeças ocidentais. Coloque-os em um mesmo palco e libere o repertório e a improvisação. O resultado não poderia ser diferente: uma celebração à virtuose musical e um devaneio de notas, ritmos e ideias.

Gravado em 5 de dezembro de 1980 no Warfield Theater de São Francisco, Califórnia, o show é uma celebração entre amigos. A última música, Guardian Angel, foi gravada em estúdio em 1981 e gerou as sessões que posteriormente foram lançadas com o título de Passion, Grace and Fire. Mas isso é outra história.




Mediterranean Sundance traz um dos grandes sucessos de Al Di Meola, lançado em seu multiplatinado Elegant Gipsy. Então egresso do grupo Return To Forever, seus fraseados puxam bastante para o rock, mas sem jamais perder seu sotaque latino. Talvez isso seja uma influência de suas origens, apesar de o mesmo ter nascido em New Jersey. Virtuose tanto no violão como nas guitarras, ele divide a execução da faixa com o mestre Paco de Lucia, que acrescenta a flamenca (ou quase isso) Rio Ancho, de sua autoria, criando um clima ainda mais fantástico à performance.




Paco de Lucia não é uma unanimidade. Apesar do grande sucesso comercial, alguns espanhóis ortodoxos o veem como moderno demais, como alguém que violou as origens ciganas do flamenco. Para ver que troo existe em tudo quanto é lugar. O homem é simplesmente um gênio e tem extremo bom gosto em suas composições e execuções.

Short Tales of Black Forest é um dos grandes sucessos de Chick Corea, tecladista que tocou com Miles Davis e fez parte do Return to Forever. Estamos falando de times que tiveram Frank Gambale e Stanley Clarke no cast. Melodias e harmonias densas.

A seguir vem Frevo Rasgado, de Egberto Gismonti, um compositor brasileiro que é visto como gênio lá fora, mas conhecido por poucos aqui dentro do Brasil. Talvez se tivesse tocado no Chacrinha ou no Gugu a coisa teria sido diferente. Mas ainda bem que não tocou.


Fantasia Suite traz os três no palco detonando tudo ao mesmo tempo. Mais uma composição de Al Di Meola, e mostra que esse era o terreno mais confortável para todos.




Guardian Angel, a música de estúdio, é uma composição do grande John McLaughlin. Depois dos ritmos entorta pescoço da Mahavishnu Orchestra, o inglês desce ao planeta Terra para brincar com os amigos. E mostra que sabe brincar.

Se você que ter um disco de virtuosismo e bom gosto, esta é a pedida. Aqui separamos os adultos das crianças.

É possível ser técnico e pesado mesmo sem ter bumbo duplo, etc. etc. etc.

Track List

1) Mediterranean Sundance/Rio Ancho - Paco De Lucia (canal esquerdo) & Al Di Meola (canal direito)

2) Short Tales Of the Black Forest - John McLaughlin (canal esquerdo) & Al Di Meola (canal direito)
3) Frevo Rasgado - John McLaughlin (canal esquerdo) & Paco De Lucia (canal direito)
4) Fantasia Suite - Paco De Lucia(canal esquerdo), John McLaughlin (canal do meio), Al Di Meola (canal direito)
5) Guardian Angel - Paco De Lucia(canal esquerdo), John McLaughlin (canal do meio), Al Di Meola (canal direito) – gravação de estúdio

Paco de Lucia (violão)
Al Di Meola (violão)
John McLaughlin (violão)

Link nos comentários
Link on the comments

Por Zorreiro

11 comentários:

Anônimo disse...

http://www.mediafire.com/?31l6ay9xxzhyl5d

Ricardo Brovin disse...

Pela resenha deve ser ótimo!!!A Combe como sempre abrindo mentes!!!Parabéns Zorreiro!!!

Silverdani disse...

Um dos grandes encontros da música!!!!

Rodrigo disse...

Parabéns pelo post, não sei como não conhecia isso, valeu mesmo!!
O álbum é "duca"!!

Victor Nazário disse...

PQP !!!!! Dessa vez vocês se superaram.....Esse é o registro do maior encontro entre grandes guitarristas, ops, entre monstros sagrados da guitarra. Três escolas totalmente distintas e um entrosamento absurdo.
Que todos os seguidores e/ou simplesmente aqueles que baixam e nunca comentam, escutem e possam se deleitar com um dos melhores discos de todos os tempos.
Aí galera.....foi mal pelo excesso de empolgação...hehhee...
Abraço !!!

Igor Miranda disse...

"Aqui separamos os adultos das crianças."

Definitivamente. Ótima postagem.

ZORREIRO disse...

Obrigado e todos.
Silver, essa foi proposital. Não costumo perder a compostura, mas, cadê os troo filhos da puta que criticam o que não é metal?
Não precisa estar atrelado a um único estilo para ser bom.
E vejam as caras pessoas que comentaram acima. Só gente que fez comentário inteligente no blog até hoje (e não estou falando dos pseudo intelectuais).
Abraços a todos e, mais uma vez, obrigado.

Marcão* disse...

Genial.

Fernando disse...

Malandro, fiquei muito feliz em ver esse disco dando as caras por aqui, todos os três músicos que dão nome ao disco são geniais, isso aí Combe, sempre primando a qualidade.

Artur Barz disse...

Um melhor q o outro...eu tenho q ter um album do paco de lucia...O fdp faz uns solos a mil por hora com dedilhado! Vá se foder, o cara é muito bom...

Tão bom como qualquer guitarrista fodido no metal...Diria eu q ele até supera muitos guitarristas q tanto admiro no metal...

Anônimo disse...

Esse registro ao vivo é sensacional!
Para quem não conhece o Al Di Meola, recomendo o "Elegant Gispy" onde ele debulha na quitarra elétrica!