Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

terça-feira, 16 de novembro de 2010

The Stooges - The Stooges [1969]

Meu post de hoje é de um disco CLÁSSICO, que dispensa qualquer tipo de comentário. Trata-se do primeiro álbum do Stooges, banda importantíssima para o punk rock, sendo considerada por muitos, como uma das pioneiras do estilo. Não é difícil saber o porque, já que suas músicas são bem simples e agressivas, para a época. Fora a performance deles, que era muito maluca, com direito ao Iggy Pop rolando em cima de cacos de vidro no palco e mostrando a benga pra todo mundo.

Como já falei, esse é o primeiro álbum do Stooges, do ano de 1969. Aliás, ano que também foi lançado "Kick Out The Jams" do MC5, já aqui postado, que também foi um álbum pioneiro e que inspirou bastante os punks de 77, pois, foi um dos primeiros a apresentar uma agressividade sonora incrível com idéias políticas e atitudes rebeldes.

"The Stooges" não mostra muitas idéias políticas no seu conteúdo lírico, suas letras falam de temas mais simples (caminho que os Ramones seguiram), porém o som, é tão agressivo quanto o do MC5. Um som simples, enérgico, agressivo, completamente diferente do que já se havia feito antes. E tudo isso somado as atitudes e vocais do mestre Iggy Pop, uma das figuras mais importantes não só da história do punk mas como da música em si.



A venda dos discos não foi das melhores. Mas, não precisamos nem dizer que a influência que ele teve foi esmagadora, influenciando praticamente todas as bandas punks que iriam surgir nos anos 70, nos EUA, Inglaterra, Canadá, na Europa em geral e até mesmo no Brasil.

O disco já abre bem, com duas faixas arregaçadoras, a épica "1969" e o hino "I Wanna Be Your Dog", talvez a canção mais clássica da banda. Depois, vem a viajante "We Will Fall", seguida de outro hino, "No Fun", coverizada posteriormente por um monte de gente, incluindo os Sex Pistols. Também vale dar destaque as faixas que encerram o disco, "Not Right" e "Little Doll". Não vou destacar as outras porque se não, acabo destacando o disco todo, hahaha. Mas, até nem seria um absurdo, já que esse disco é um clássico e merece ser ouvido do início ao fim.

Por se tratar de um clássico, não só do punk e do garage, recomendo a todos. Mesmo que vocês acabem não curtindo, uma ouvida nesse disco é essencial, pois é histórico. Foi realmente um marco na história da música. Sem esse disco, arrisco dizer, que não ouviriamos muita coisa que ouvimos hoje, pois, direta ou indiretamente, muita coisa no mundo da música, começou a se moldar aqui.

Discasso. Ah, esse post também fecha a discografia do Stooges no blog. Quer dizer, falta o "The Weirdness", mas esse é tão ruim que nem merece ser postado.

1. 1969
2. I Wanna Be Your Dog
3. We Will Fall
4. No Fun
5. Real Cool Time
6. Ann
7. Not Right
8. Little Doll

Link nos comentários
Link on the comments

Maurício Knevitz

9 comentários:

Anônimo disse...

http://www.mediafire.com/?xymm1a0awdb8ysd

Paulo disse...

nuss vlww aew vo fexa a discografia haha
banda muito foda

Tiago Duarte disse...

Pra mim, é inaceitavel alguem dizer que gosta de rock and roll e não ter ouvido esse disco

Vitão disse...

fantástico,lendário

Isaac disse...

Vi o documentário "The Rock n' Roll History" e me interessei muito pela banda. Belo post!

Unknown disse...

Aêeee sim, Kravitz! EAHEHAEHAEH
Resenha fodástica, assim como o álbum. Stooges rula!

Caio German disse...

muito bom album :)
vlw demais xD

Anônimo disse...

Não ouvi, mas a resenha me deu uma puta vontade de conhecer !

Anônimo disse...

Ae sim hein Mauye! Um discão essencial para quem se diz roqueiro. Iggy Pop é um mestre!