Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

sábado, 13 de novembro de 2010

V.A. - The Roxy London WC2 [1977] + Hope & Anchor Front Row Festival [1978]

Todos nós sabemos da orgia musical que ocorreu na Inglaterra no final dos anos 70. Inúmeras bandas punks surgiam e espalhavam o caos e a desordem sonora. E não só bandas punks: também surgiam vários grupos de new wave e pub rock (garage rock inglês), fazendo som um arregaçador e extremamente agressivo na época. Tudo aquilo era realmente uma afronta a sociedade britânica, aos costumes idiotas, ao estado, aos modismos, e a mídia. Jovens deliquentes cuspiam toda sua raiva pra fora, a exaltavam com riffs agressivos e espancando suas baterias. Os maiores exemplos de toda essa raiva explosiva nós podemos encontar no épico "Never Mind The Bollocks" dos Sex Pistols e nos álbuns do Clash, que realmente são muito bons. Mas, se você quiser saber realmente o que acontecia naquela época, o que acontecia nos pubs das cidades inglesas nos anos de 1977 e 1978, e quiser testemunhar todo esse caos sonoro, você deve ouvir essas duas coletâneas que venho postar hoje: "The Roxy London WC2" e "Hope & Anchor Front Row Festival". Sem mais delongas, vamos as resenhas dessas duas pepitas.

The Roxy London WC2 [1977]

"The Roxy London WC2" é uma compilação de gravações que foram feitas entre janeiro e abril de 1977, no Roxy Club, um pub lendário onde tocaram inúmeras bandas punks importantíssimas, como as presentes aqui Slaughter and the Dogs, Adverts, Wire, Johnny Moped, Eater, X-Ray Spex e Buzzcocks, além de outras que não foram incluidas aqui, como o U.K. Subs, Sham 69, The Damned e até mesmo, The Clash e Sex Pistols. Também foi no Roxy Club que foi gravado o filme "Punk Rock Movie", de Don Letts, um filme que mostra vários concertos de várias bandas além de entrevistas e pessoal de platéia fazendo loucuras.

Essa compilação traz uma palinha do que o punk rock inglês tem de melhor, e com muito estilo! São 12 faixas e 8 bandas geniais. O disco abre com os malucos do Slaughter and the Dogs rasgando cabaços com duas de suas melhores músicas, "Runaway" e "Boston Babies". Depois vem os maníacos do The Unwanted com "Freedom". E a loucura segue com os drogados do Wire. São duas faixas muito doidas e brisantes, visto que o Wire tratava sempre de temas sem nexo em suas músicas, que geralmente eram simplíssimas e iam repetindo os mesmo acordes até eles encherem o saco, fazendo com que na maioria das vezes, a música acabasse do nada, sem "maiores explicações". O disco segue com os Adverts e sua "Bored Teenagers", um dos melhores punk rocks da história, fechando o lado A.

O Lado B abre com o maluco Johnny Moped e uma de suas melhores músicas, "Hard Loving Man", um rock 'n' roll com altas doses de punk. E logo depois, vem os adolescentes extremamente politicamente-incorretos do Eater, mandando duas pancadas na cabeça. Acho que esses guris só não eram mais loucos que GG Allin mesmo, pois já foram acusados de serem machistas, nazistas, racistas e inúmeros outros "istas". Depois o X-Ray Spex manda "Oh Bondage! Up Yours", uma das melhores músicas que já compuseram. Essa aliás, é uma banda bem interessante, já que possui uma mulher no vocal e outra mina no sax (!). O disco fecha com dois sons dos Buzzcocks, banda clássica no meio punk. Não preciso nem comentar nada.

Essa compilação é simplesmente ÉPICA, e mostra o que o punk rock inglês tem de melhor. Sem mais. Vá direto ao link do download e baixe sem pensar, seja lá qual for o seu estilo.

1. Runaway - Slaughter & The Dogs
2. Boston Babies - Slaughter & The Dogs
3. Unwanted - Freedom
4. Lowdown - Wire
5. 12xu - Wire
6. Bored Teenagers - Adverts
7. Hard Loving Man - Johnny Moped
8. I Don't Need It - Eater
9. Fifteen - Eater
10. Oh Bondage! Up Yours - X-Ray Spex
11. Breakdown - Buzzcocks
12. Love Battery - Buzzcocks

Link nos comentários
Link on the comments

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Hope & Anchor Front Row Festival [1978]

Se você quer saber o que se passava nos pubs ingleses em geral, esse é o disco ideal, camarada! Aqui temos não só bandas de punk rock, mas como bandas de pub rock safadas, new wave, rockabilly, power pop (de verdade!) e até mesmo reggae! Embora reggae tenha apenas uma música de uma banda, hahaha.

Gravado no pub "Hope & Anchor" no ano de 1978, traz 17 bandas e 25 músicas. Na época, "Hope & Anchor Front Row Festival" foi lançado em LP duplo. Não sei se foi relançado em CD, mas se foi, devem ter juntado tudo isso num CD só, já que nossas modernidades nos permitem.

Bom, por ter 25 músicas e 17 bandas, o disco traz muitos pontos positivos, mas também, alguns negativos - o grande problema das compilações (e até mesmos discos de uma só banda) muito extensas. Mas, no caso, temos que ficar satisfeitos, porque o número de pontos positivos é bem grande e os pontos positivos quase te fazem esquecer os negativos.

O disco já abre em grande estilo, com "Dr. Feelgood" da Wilko Johnson Band, banda de Wilko Johnson, guitarrista do Dr. Feelgood, ótima banda que já postei aqui. Depois vem os Strangles com seu punk/new wave do demônho. Depois temos uma seqüência matadora de músicas: "Styrofoam" do Tyla Gang, "Don't München It" do The Pirates e "Speed Kills" da Steve Gibons Band. Depois, vem a bizarra "I'm Bugged" do XTC, um som realmente muito maluco e que deve ser uma viagem ouvir quando se está drogado. Depois, uma de minhas performances preferidas do disco: Suburban Studs com "I Hate School", arrebentando algumas pregas. Em seguida, The Pleasers, com seu rockabilly de "Billy". O XTC volta com outra música não tão chapada, a "Science Friction", mas ainda sim muito legal. E, depois, temos nada mais nada menos do que os Dire Straits! Isso mesmo, os Dire Straits! Sua participação no álbum fica por conta da "Eastbound Train". Depois temos Burlesque com "Bizz Fizz", uma das músicas mais legais do disco, seguido do X-Ray Spex, presente também na outra coletânea acima, "The Roxy London WC2", mas aqui com uma música diferente: "Let's Submerge", na minha opinião, a melhor da banda. E o ritmo não para, agora vem um dos melhores momentos do disco, uma trinca matadora de músicas, "Crazy" do 999, "Demolition Girl" do The Saints, e mais uma vez, 999 com "Quite Disappointing". Quem curte punk rock, sabe como essas bandas são importantes para o estilo e então se você é fã do estilo, a participação deles aqui já é motivo suficiente pra baixar essa pepita. O ritmo cai com a chatíssima "Creatures Of Doom" dos Only Ones. Mas logo os Pirates voltam pra reanimar o negócio, que cai de novo com o Steel Pulse e seu reggae de mal gosto. Mas, de novo, o ritmo volta com o Roogalator e "Zero Hero". Após, vem Phillip Rambow com a mezzo "Underground Romance". Depois, os Pleasers, Tyla Gang, Steve Gibbons Band, Wilko Johnson Band e Stranglers voltam pra fechar essa pepitaça.

Sem mais frescuras, PEPITAÇA MESMO, recomendo a todos os fãs de punk, de new wave, de rockabilly, garage, ou seja lá o que for! Esse é um dos discos mais épicos da história e uma das melhores compilações que já ouvi, sem exageros. Não perca mais tempo e vá direto aos links!

1. Dr. Feelgood - Wilko Johnson Band
2. Straighten Out - The Stranglers
3. Styrofoam - Tyla Gang
4. Don't München It - The Pirates
5. Speed Kills - Steve Gibbons Band
6. I'm Bugged - XTC
7. I Hate School - Suburban Studs
8. Billy - The Pleasers
9. Science Friction - XTC
10. Eastbound Train - Dire Straits
11. Bizz Fizz - Burlesque
12. Let's Submerge - X-Ray Spex
13. Crazy - 999
14. Demolition Girl - The Saints
15. Quite Disappointing - 999
16. Creatures of Doom - The Only Ones
17. Gibson Martin Fender - The Pirates
18. Sound Checking - Steel Pulse
19. Zero Hero - Roogalator
20. Underground Romance - Phillip Rambow
21. Rock 'n' Roll Radio - The Pleasers
22. On The Street - Tyla Gang
23. Johnny Cool - Steve Gibbons Band
24. Twenty Yards Behind - Wilko Johnson Band
25. Hanging Around - The Stranglers

Link nos comentários
Link on the comments

Maurício Knevitz

PS: Post pra ninguém botar defeito, então, por favor caras, tratem de comentar!

7 comentários:

Anônimo disse...

The Roxy London WC2 [1977]:
http://www.mediafire.com/?51r33id4o9enyts
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Hope & Anchor Front Row Festival [1978]:
http://www.mediafire.com/?1eo9ytnncyjw3nx

Pablo Torri disse...

Não curto muito, mas vou recomendar para um manolo chegado! : D

Igor Miranda disse...

Muito boa postagem, Kravitz. Não sou fã, mas a leitura foi convincente o suficiente pra me fazer baixar.

Anônimo disse...

Vou baixar e depois vou terminar de ler. o que me parece ser uma ótima resenha, parabens.

Luan Bryan disse...

Opa, se tem Rockabilly eu tô baixando!


vlw, Maurício!

Dragztripztar disse...

Realmente, to pra ler outro texto acerca do Punk melhor do que esse.

Só curto Punk se for misturado com outros estilos. Mas, como aí tem umas coisas voltadas mais pro Rock 'n Roll, vou checar.

Anônimo disse...

CARA VOCE SE SUPEROU PARABENS ÓTIMO POST