Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

V.A. - Sub Pop 200 [1988]

Creio que muitos dos visitantes da Combe tem aversão ao grunge, não só por ser um estilo musical sujo e extremamente porra-louca, mas também, por um motivo mais banal ainda: por ter supostamente "tirado" o hard rock das paradas. Não sei porque diabos, mas, até hoje, existe essa "rivalidade" entre o pessoal que curte hard e o que curte grunge, por causa de uma besteira dessas. Mas pra mim, é pura bobagem, como costumo dizer, "barulho bom é barulho bom, dane-se o rótulo", por mais que eu não goste do hard dos anos 80. De qualquer forma, venho postar hoje uma coletânea de grunge, lançada pela gravadora Sub Pop, que ficou conhecida por ter lançado bandas como Nirvana, Soundgarden e muitas outras que viriam a ficar bem famosas nos anos 90, além de ter lançado também várias bandas punks super bacanas, como o Dwarves e o Supersuckers.

Bem, vou confessar que, até eu já tive aversão ao grunge, na época em que era mais cabeça fechada. Mas, hoje em dia ouço várias bandas e vejo que não passava de babaquice minha. Realmente, há muita merda no estilo, mas pô, cá entre nós, todo estilo musical, todo, terá uma bandinha queimando o filme. E temos que saber valorizar o que é bom.

Enfim. Chega de blablabla, vamos direto ao que interessa: o disco. Lançado em 1988, logo quando o grunge começava a dar os primeiros passos, a coletânea "Sub Pop 200" traz 20 músicas de 20 bandas. Algumas se tornaram bem famosas, como foi o caso do Nirvana, do Soundgarden, do Mudhoney, do Screaming Trees e do Green River. Mas a maioria, ficou no underground, tanto que a maioria das bandas presentes aqui, com excessão dessas que já citei e o Tad, eu nunca tinha sequer ouvido falar sobre.

Mas, ao ouvir essa coletânea (que achei pelo mais puro acaso, ao procurar a capa da coletânea "SUB", no Google imagens), porra, eu vi o que tava perdendo. Bandas ótimas como The Fluid, Cat Butt, Swallow, Chemistry Set e Blood Circus, fora as que eu já conhecia e curtia, o Tad, o Nirvana, o Mudhoney, o Soundgarden e o Green River, todas atuando com sons fantásticos, mostrando toda a sujeira e agressividade que Seattle tinha pra oferecer naquela época. Aquele punk rock muito mais sujo e as vezes até mais psicótico, com distorções no talo, letras malucas e vocais gritados. Barulheira pura!

Porra, eu nem tenho mais nada a dizer sobre essa coletânea, que é simplesmente, do caralho. Recomendo aos fãs de grunge (se é que tem algum que visite a Combe, hahaha), ou a quem quiser conhecer o estilo. Aliás, pra quem conhecer, é uma boa, pois além de trazer bandas já clássicas no meio, traz muita sonzeira do caralho também.

Meus destaques vão para os sons "Sex God Missy" do Tad, "Is It The Day I'm Seeing?" do The Fluid, "Spank Thru" do Nirvana, "The Rose" do Mudhoney, "Got No Chains" do Walkabouts, "Sub Pop Rock City" do Soundgarden, "Hangin' Tree" do Green River, "Outback" do Blood Circus, "Zoo" do Swallow, "Underground" do Chemistry Set e "Big Cigar" do Cat Butt.

Barulheira infernal pra encomodar o vizinho e animar a sua quinta-feira, que cá entre nós, é um dos dias mais chatos da semana.

01. Tad - Sex God Missy
02. The Fluid - Is It Day I'm Seeing?
03. Nirvana - Spank Thru
04. Steven Jesse Bernstei - Come Out Tonight
05. Mudhoney - Rhe Rose
06. The Walkabouts - Got No Chains
07. Terry Lee Hale - Dead Is Dead
08. Soundgarden - Sub Pop Rock City
09. Green River - Hangin' Tree
10. Fastbacks - Swallow My Pride
11. Blood Circus - Outback
12. Swallow - Zoo
13. Chemistry Set - Underground
14. Girl Trouble - Gonna Find A Cave
15. The Nights & Days - Split
16. Cat Butt - Big Cigar
17. Beat Happening - Pajama Party In A Haunted Hive
18. Screaming Trees - Love Or Confusion
19. Steve Fisk - Untitled
20. Thrown Ups - You Lost It

Link nos comentários
Link on the comments

Maurício Knevitz

7 comentários:

Anônimo disse...

http://www.mediafire.com/?d9d2tq4bl1426dt

Anônimo disse...

Fodão, grande achado, apesar de que tem muita coisa ai que não é grunge. SUB POP é Deus.

Tiago Duarte disse...

Essa do Nirvana é aquela versão que conta com o Jacl Endino nos vocais?
Não sou um grande fã de grunge, mas até pela aproximação com o punk rock, gosto bastante
E coinscidentemente esses dias assisti "Singles - Vida de Solteiro" que retrata bem a Seattle dessa epoca
abração

Anônimo disse...

maaaassa esse disco da Sub-PoP

Anônimo disse...

Grunge, o início do fim!
Só, AiC salva!

Gill disse...

senão fosse pelo punk e pelo grunge eu seria sei lá pagodeiro como meu irmão caçula..então grunge not is dead for me

Anônimo disse...

Muito bom, inicio de bandas como nirvana e soundgardem...