Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

sábado, 11 de junho de 2011

Metallica - Ride The Lightning [1984]


Recentemente a questão sobre quem é melhor - Metallica ou Iron Maiden - foi lançada após uma declaração pra lá de contestável do vocalista do Maiden, Bruce Dickinson. Nunca saberemos quem é o melhor, mas apesar do Iron Maiden manter o mesmo padrão de qualidade em vários álbuns, principalmente os oitentistas, o Metallica perambula entre o "pouco inspirado" e o "genial". E todos sabem que o "genial" pode simplesmente revolucionar gerações.

Um dos momentos mais geniais do quarteto californiano foi registrado no álbum dessa postagem. A banda já havia conquistado um certo reconhecimento com "Kill 'Em All", mas ainda não tinham um contrato com uma grande gravadora. Continuaram brigando por um lugar ao sol, mas agora com mais experiência, maior orçamento e uma legião de fãs em formação tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, o Metallica poderia explodir de vez.

Da esquerda pra direita: Cliff Burton,
Lars Ulrich, Kirk Hammett, James Hetfield

"Ride The Lightning" foi gravado em menos de um mês e lançado em julho de 1984 pelo selo independente Megaforce Records, mas relançado quatro meses depois pela Elektra Records para maior exposição dos meninos recém-contratados. O momento era tão genial (faço questão de repetir), que este disco não é apenas um magnum opus do Heavy Metal, como também trata-se de um dos principais álbuns na construção do gênero Thrash Metal.

Enquanto o antecessor "Kill 'Em All" trazia quatro rapazes cheios de raiva e energia para descontar em seus instrumentos, "Ride The Lightning" é rico e complexo da cabeça aos pés. As letras abordavam temas como problemas sociais, guerra - mas não de um modo superficial -, suicídio, entre outros; já o instrumental se mostrou muito bem estruturado e sofisticado mas sem perder o peso, até porque o álbum é um dos mais pesados do próprio Metallica.



As linhas de guitarras cruzadas geniais, o baixo incrivelmente pesado, a bateria técnica e habilidosa, os solos magníficos e o característico vocal de James Hetfield, ainda rasgado e pouco grave, são cortesia deste baita disco. O conjunto da obra alterna entre momentos freneticamente rápidos, como em Trapped Under Ice e Creeping Death; magnificamente bem compostos e pesados mas não tão rápidos, como na faixa-título, em For Whom The Bell Tolls e na instrumental The Call Of Ktulu; e até arrastados, como na semi-balada Fade To Black.

"Ride The Lightning" traz 47 minutos de criatividade e agressividade inéditas até o ano de seu lançamento. Clássico incontestável do início ao fim. Se é melhor que Iron Maiden, aí é outra história.



01. Fight Fire With Fire
02. Ride the Lightning
03. For Whom The Bell Tolls
04. Fade To Black
05. Trapped Under Ice
06. Escape
07. Creeping Death
08. The Call of Ktulu (Instrumental)

James Hetfield - vocal, guitarra
Kirk Hammett - guitarra
Cliff Burton - baixo, backing vocals
Lars Ulrich - bateria

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

16 comentários:

Anônimo disse...

Metallica - Ride The Lightning [1984]
(43mb ~ 128kbps)

http://www.mediafire.com/?1te1cj0bo51c4xn

phdesenhista disse...

É simplesmente o disco que eu mais gosto do Metallica. Ah! E a resenha está muito boa. Valeu!

Eduardo Paiva disse...

Silver disse tudo! Meu favorito do Metallica!

Zeone disse...

Esse é meu disco do coração! E a resenha tá ótima, mandou bem Silver!

Unknown disse...

Um dos melhores do Metallica, sem dúvidas!

Anônimo disse...

Acho a 'polêmica' do Bruce um tanto coisa de desocupado. Há 15 anos atrás, nem se imaginava uma coisa dessas.

Trovator disse...

"Metal Up Your Ass"!

Metallica, concerteza, é muito mais genial que o Maiden. Ride The Lightning tornou-se meu álbum preferido dos caras por não deixar a desejar em nenhuma música; todas são boas.

Anônimo disse...

O primeiro álbum importado que eu comprei, com aquele aperto no coração, pois havia juntado uma grana (os vinis da época eram caríssimos) e sem conhecer absolutamente nada do som do Metallica. Fui às cegas, mesmo! Apenas tinha lido em fanzines do período e ouvido falar bem da banda, mas não tinha ouvido o essencial: a música!!
Ao colocar a bolacha no prato da pickup, a agulha começou a deslizar pelos sulcos do vinil, e a casa caiu! O som apavorou os vizinhos!
E eu curti à beça, gravei várias fitas K7 para não gastar o vinil e conservá-lo o mais intacto possível, ouvindo-o apenas mais duas vezes, ao testar o novo aparelho que comprei um tempo depois. E de fato, o "Ride The Lightning" é uma revolução sonora e estilística para o Rock, em especial para o Heavy Metal, pois naquele período, o som mais pesado que eu ouvia era Judas Priest, Saxon, Motorhëad e Iron Maiden, entre outras bandas.
Só posso dizer que é altamente recomendado para quem quiser se aventurar no mundo do Rock'n'Roll, e jamais respeitar ou permitir que executem ruídos como funk carioca, axé, pagode, emocoloridopseudrock, e outras bobagens. Se depois de ouvir "RTL" você continuar teimando em ouvir Restartaruga, NXZeroàesquerda, "CPM24" e porcarias afins, pode se atirar no lado mais podre do Rio Tietê, que é para onde os porcalhões jogam lixo.

Pena que depois de "...And Justice For All" o conjunto nunca mais foi tão empolgante e pleno de identidade como foi durante a "Era Cliff Burton".

É para ouvir com sorriso no coração!

Long Live Rock'n'Roll!

Luis Felipe disse...

O que me deixa chateado nessa discussão é ver os fãs do Maiden se contentarem com os discos fraquíssimos que a banda lançou desde o Fear of the dark. Aliás, o último grande álbum do Maiden foi o Seventh son of a seventh son, há boas duas décadas. O Metallica pode ter feito as cagadas que fez, mas o Death Magnetic é um grande disco e a banda tem matado a pau ao vivo. Preferir uma a outra é uma questão extremamente pessoal, mas está na hora de admitirmos que o Maiden abandonou o padrão de qualidade há muito tempo.

Anônimo disse...

Clássico!!

rock anos 70-80 disse...

Clássico indiscutível. Tenho que tirar o chapéu devido a qualidade das resenhas e também pela diversidade de estilos encontrados neste blog. Posso dizer que acessar este blog se tornou uma rotina pra mim tanto quanto acessar meus e-mails. Parabéns !

Tasrael disse...

Ride The Lightning é perfeito, não há uma música sequer que seja ruim ou razoável. Quanto ao Bruce Dickinson só posso dizer que ele só está ajudando uns babacas a continuar uma guerrinha ridícula sobre quem é a melhor banda. Como apreciador do gênero tenho todos os discos do Maiden e todos os do Metallica, mas me considero FÃ DO METALLICA com bootlegs, LP's, DVD's, Shows de várias épocas e o diabo à quatro... o que interessa é o som do MELHOR ESTILO MÚSICAL DO MUNDO que é o metal.

MG Tatuajes disse...

É isso aí, se voce quiser comentarios em tempo record, fale de argentinos ou do Metallica.
Kill em all, Ride e Master é uma trilogia quase insuperável.
Comparar Iron Maiden com Metallica nao tem nenhum sentido. Pretender "quem é melhor" como se fosse competencia...puta perda de tempo, joga o teu ovido no lixo ou vai ouvir forró.

Iaago Van Halen disse...

baixando, alias, baixando toda a discografia #comberocks

Anônimo disse...

Ride the Lightning chuta bundas. Metallica é melhor que maiden e ponto final.

Anônimo disse...

sem duvida alguma os 3 primeiros discos do Metallica com Cliff burton são disparados os melhores da carreira da banda.


Luiz Bruxo.