Pages

Lembre-se

Comentar em alguma postagem não irá lhe custar mais do que alguns segundos. Não seja um sanguessuga - COMENTE nas postagens que apreciar!

Os links para download estão nos comentários de cada postagem.

Acesse: www.vandohalen.com.br

sexta-feira, 4 de março de 2011

Nelson - Because They Can [1995]


De que vale a sinceridade? Na vida profissional e até mesmo pessoal, muitas vezes ser sincero não te traz mais dinheiro e reconhecimento do que ser "falso". A indagação é perfeita para começar uma postagem sobre este álbum, o segundo da carreira do Nelson.

Os irmãos Matthew e Gunnar Nelson, vindos de família musical e filhos do astro Rick Nelson, conquistaram fãs dentro e fora dos Estados Unidos com um dos últimos grandes discos da ala farofeira do Hard Rock, com "After The Rain". A estreia dos caras emplacou uma porção de hits e vendeu alguns milhões de cópias pelo mundo afora. Mas as composições não tinham uma sinceridade - muito perdida na música do fim da década de 1980, por sinal. Beiravam o Pop, apesar de apresentarem um trabalho musical impecável.

Logo após uma turnê extensiva em divulgação do primeiro disco, os irmãos loiros voltaram para o estúdio para fazer um álbum mais sincero, de acordo com suas vontades musicais e não com a da gravadora, a poderosa Geffen. Daí saiu "Imaginator", que era mais pesado e, pasmem: era conceitual. Mas os empresários consideraram isso como uma afronta e ameaçaram demissão caso novas músicas não fossem feitas - de acordo com seus intere$$es. O que estava pronto foi engavetado e só saiu, em um selo independente, no ano seguinte.


"Because They Can" ficou pronto e, após aprovação dos chefes, foi lançado em 1995. Um erro em diferentes pontos. A começar pela capa e pelo título, que foi uma afronta aos empresários da gravadora: colocaram dois cachorros, simulando os irmãos, e o título, em português, significa "porque eles podem". Não é a toa que a divulgação foi fraquíssima, com pouco orçamento destinado e uma demissão logo em seguida.

Além disso, demorou demais pra ser lançado, esfriando a expectativa dos fãs e ficou no meio-termo entre o interesse do Nelson e dos engravatados, soando confuso em um primeiro momento. Mas a visão dos irmãos parece ter se convertido do peso ao country, também preferência musical e influência deles.



Nada disso impede que uma boa e atenta audição permita a conclusão de que "Because They Can", mesmo tendo uma visão diferente de seu antecessor, mantém o padrão de qualidade. Matthew e Gunnar, acima de tudo, são músicos competentes, que no começo souberam utilizar os clichês e a boa imagem mas sem demonstrar insegurança em suas composições.

A prova da competência da dupla está nesse segundão, que mescla Country, Pop e Hard Rock. De início parece bizarro, mas o trabalho é incrível. Músicas cativantes, vocalizações belíssimas, composições bem feitas, e acima de tudo, esbanja sinceridade - mesmo com a pressão dos majors, foi melhor conciliado entre as duas vontades do que o debut. Vale a pena conferir.



01. (You Got Me) All Shook Up
02. The Great Escape
03. Five O'Clock Plane
04. Cross My Broken Heart
05. Peace On Earth
06. Remi
07. Only A Moment Away
08. Won't Walk Away
09. Joshua Is With Me Now
10. Love Me Today
11. Be Still
12. Right Before Your Eyes
13. Nobody Wins In The End

Gunnar Nelson - vocal, guitarra, violão
Matthew Nelson - vocal, baixo, violão
Joey Cathcart - guitarra, dobro, violão, backing vocals
Brett Carsed - guitarra, violão
Paul Mirkovich - piano
Mike Baird - bateria
Steve Porcaro - teclados

Músicos adicionais:
Don Felder - mandolin
Jeff Baxter - pedal steel
Elliot Easton - guitarra
Michael Botts - bateria
Bobby Rock - bateria
Timothy B. Schmit - backing vocals
Gerry Beckley - backing vocals
Mark Lennon - backing vocals
Marc Tanner - backing vocals

(Links nos comentários - links on the comments)

by Silver

4 comentários:

Anônimo disse...

Nelson - Because They Can [1995]

http://www.mediafire.com/?slc5xk2fxyxzlr5

Anônimo disse...

Won't Walk Away mostra a músicalidade que esses dois tem! Gosto muito desse disco...

Anônimo disse...

não conhecia, vou baixar pela resenha ;D

Wanderléia =^^= disse...

Adorei sua explicação..:D
Resume muito bem e sabe se posicionar.^^O estilo que mais curto no rock,é hard rock;tem músicas bonitas,alegres..Hard rock é tudo de bom.Vou recomendar seu site no meu facebook.;)